Qual a idade recomendada para usar o material?

Este parágrafo contém a informação de forma geral, mas peço que você leia também o pequeno texto abaixo. O material é preparado com foco na criança já alfabetizada, mas com sugestões e ideias para que toda a família possa participar deste momento de leitura da história e conversas sobre as virtudes.

Na verdade minha visão sobre ensino das crianças é um pouco diferente daquela que se tem hoje de segmentar o trabalho por idade. Os materiais desenvolvidos aqui têm como objetivo os momentos em família. Ou seja: uma mesma história lida em família e conversas feitas em família, sempre tendo em mente que cada um aprenderá e refletirá de formas diferentes. Mas aqui quero explicar um pouco melhor a questão pensando em cada atividade do programa.

LEITURA EM VOZ ALTA: Gente, como sempre digo, a leitura em voz alta dos livros clássicos não possui restrição de idade, embora o nível de compreensão da história varie conforme a faixa etária (você pode ler mais sobre essa questão no ebook “Leitura em voz alta: ideias para inspirar” e em uma das videoaulas do Estudo das Virtudes). Isso quer dizer que você pode fazer a leitura em família e ir dando exemplos conforme o que cada um pode entender. (Por exemplo, você poderá dar uma pequena pausa na leitura para dizer aos pequenos que o ciclone é um vento muito, muito forte, que leva tudo o que encontra pela frente. Ou, caso queira desenvolver mais poderá fazer uma dramatização usando um brinquedinho sendo levado pelo vento).

ENSINO DAS VIRTUDES: Costumo indicar o ensino das virtudes mais concretas como a gratidão e a obediência para as crianças a partir dos 2 anos e meio ou 3, embora, como explico nas videoaulas do Estudo das Virtudes (material de introdução do Programa), desde que a criança nasce, a forma como lidamos com ela influencia a maneira como ela compreenderá e cultivará as virtudes. Na verdade, gente, estamos o tempo todo ensinando a criança a ser virtuosa ou a desenvolver vícios, mesmo quando não nos damos conta disso. Durante as conversas que indicamos após a leitura, você vai ensinando a partir da realidade de cada um.

REGISTRO DO APRENDIZADO E VOCABULÁRIO: De forma mais específica, o material de registro e estudo é voltado especialmente para as crianças alfabetizadas (geralmente a partir dos seis anos) e a partir dessa fase elas já conseguem compreender todas as dezesseis virtudes. Com as crianças ainda não alfabetizadas, você pode pedir que elas respondam oralmente e você escreve as respostas, tanto para ter o registro como para retomar depois com elas o que elas mesmas responderam anteriormente.

Não há indicação de idade máxima. Nós, adultos, somos levados a muitas reflexões com relação à aplicação das virtudes em nossa própria vida enquanto ensinamos às crianças.

Como funciona o programa?

Quais são as virtudes trabalhadas no programa?P

Quais são as edições dos livros indicadas para usar com o material?

Quais são os materiais do programa?