Proposta do Curso Ensinar a Estudar

Embora muitas pessoas refiram-se a um autodidata como alguém que possui um dom especial, na verdade essa habilidade nada mais é do que o resultado da formação que essa pessoa recebeu. Aliás, ensinar a criança de maneira que se torne capaz de estudar e aprender por conta própria deveria ser um dos alvos principais de todo processo educativo. Infelizmente, no entanto, o sistema educacional há muito não trabalha para este fim.

Neste curso estudaremos os princípios básicos de formação do caráter que influenciam no aprendizado, a formação leitora elementar e as práticas que possibilitam o desenvolvimento da habilidade de estudar sozinho.

No MÓDULO 1  trataremos inicialmente da criação de um ambiente familiar que seja mais propício para o desenvolvimento intelectual das crianças. Em seguida trataremos da formação das virtudes necessárias ao estudante e como elas influenciam nos resultados obtidos. É importante lembrar que este curso tem como propósito contribuir para a formação de futuros homens e mulheres virtuosos e sábios. Nessa visão de educação nós necessariamente precisaremos considerar o propósito da vida como algo que vai muito além do que hoje se entende por ser bem sucedido, como ser aprovado em um vestibular X ou Y ou ter uma carreira com status.

(Esse módulo já está disponível no formato individual aqui: A Educação do Caráter e os Estudos)

No MÓDULO 2 nós trataremos as questões que envolvem a formação de leitores maduros e fluentes. Apresentarei estratégias e exercícios para avaliar o nível de habilidade leitora e trabalhar para desenvolvê-lo, além das estratégias para que as crianças desenvolvam a habilidade de compreensão dos textos lidos. Sabe ler e entender o que lê – ou seja, ser plenamente alfabetizado – é um desafio no contexto em que vivemos hoje. Em muitos casos, estudar estas questões conduz a percepção do quanto nós mesmos temos para desenvolver nesta área.

No MÓDULO 3  trataremos das questões mais voltadas para o bom aproveitamento nos estudos, envolvendo estratégias para ajudar na organização no material, organização do tempo, concentração, questões fisiológicas e os métodos de estudo propriamente ditos. Compartilharei com vocês a avaliação que desenvolvi para a tutoria particular, que permite verificar quais áreas precisam de mais atenção no caso de cada criança ou adolescente, e trabalharemos a partir destas áreas, aula a aula, verificando o que pode ser feito para ajudar o aluno a lidar com essas questões.

Para saber mais:

Formato das aulas

Adquirir o curso

Depoimentos dos alunos