Estudo das Virtudes

O Estudo das Virtudes é um guia preparado para auxiliar o ensino das virtudes por meio Estudo dasVirtudesdas histórias.

Este material é a parte introdutória do Programa Valores e Virtudes e é composto por quatro histórias para estudo das dezesseis virtudes estudadas no Programa.

Ao adquirir você receberá, por email:

  • Estudo das Virtudes – Livro do Professor (em PDF) – 42 páginas.
  • Estudo das Virtudes – Livro do Aluno (em PDF) – 45 páginas.
  • Acesso às quatro videoaulas introdutórias. 

O valor do curso com acesso às videoaulas, material do professor e material do aluno é de 50 reais.

O Livro do Professor contém as histórias e quatro planos de aula com orientações e Capa novasugestões para o ensino das virtudes, o trabalho com vocabulário, e ainda algumas ideias para atividades complementares que podem ser realizadas a partir dos temas presentes em cada história.

O Livro do Aluno também contém o texto das histórias, caso eles queiram ler sozinhos depois, e um espaço para os registros das palavras e virtudes aprendidas. Para cada lição também há uma imagem para colorir, atividades de estudo biográfico e uma atividade de passatempo para reforçar o que foi aprendido.

Ambos os arquivos estão em PDF em formato A4 já prontos para impressão,  no estilo que você pode ver nas imagens abaixo:

 

 

 

Além do material em PDF, para aqueles que desejam se preparar melhor para aplicar as atividades, preparei uma série de videoaulas introdutórias com os seguintes assuntos:

Videoaula 1 – Algumas ideias sobre a leitura em voz alta

Videoaula 2 – Conversando um pouco sobre as virtudes

Videoaula 3 – Como usar o material do Programa Valores e Virtudes

Videoaula 4 – Ideias e sugestões para o ensino das virtudes para os pequenos

Qual a idade indicada para participar das atividades?

A leitura em voz alta dos livros não possuem restrição de idade, embora o nível de compreensão da história varie conforme a faixa etária (você pode ler mais sobre essa questão no ebook “Leitura em voz alta: ideias para inspirar”).

O ensino das virtudes é recomendado para as crianças a partir dos 3 anos (virtudes mais simples como gratidão e obediência), embora, como explico nas videoaulas, desde que a criança nasce, a forma como lidamos com ela influencia a maneira como ela compreenderá e cultivará as virtudes.

Crianças a partir dos seis anos geralmente já conseguem compreender todas as dezesseis virtudes, embora o nível de compreensão varie conforme o desenvolvimento de cada criança). Não há indicação de idade máxima. Até mesmo os adultos – digo por experiência própria – são levados a muitas reflexões com relação à aplicação das virtudes em sua própria vida.

Quando tempo preciso ter disponível por semana para realizar as atividades?

Você pode usar o material de diferentes formas, conforme o tempo que você tem disponível por semana. Você precisará investir no mínimo 10 minutos por dia para a leitura em voz alta com seus filhos (ou 50 minutos por semana, conforme a divisão que você considerar mais produtiva na rotina de sua família).

O Programa pode ser realizado em uma semana, entretanto, como as lições produzidas oferecem diversas ideias de atividades, é interessante realizar uma lição por semana, de forma que haja mais tempo para desenvolver as atividades complementares sugeridas.

Para fazer a aula das virtudes, recomendo um período de uma hora por semana, caso queira fazer de forma mais completa. Se preferir você pode apenas ler as sugestões do material e usar as orientações para conduzir conversas informais enquanto fazem juntos outras atividades como passeios ou mesmo atividades domésticas.

Após realizar a compra do material você receberá, em seu email, as informações para acessar às videoaulas disponíveis. Qualquer dúvida, sinta-se à vontade para me escrever no email contato@educarcomsapiencia.com.

Espero que por meio destas histórias e atividades você e sua famílias desfrutem de boas conversas e momentos de grande alegria! =)

COMPRAR