Dia Mundial da Leitura em Voz Alta

dia mundial da leitura em voz alta

Registre aqui sua participação no desafio

“A mais importante atividade para construir o conhecimento requerido para o eventual sucesso na leitura é ler em voz alta para as crianças.” [1]

O Dia Mundial da Leitura em Voz Alta, celebrado no dia 1º de Fevereiro, é um incrível projeto criado pela organização LitWorld com o fim de promover a prática da leitura em voz alta em todo o mundo.

E este ano, como parte da campanha lançada pelo PNL (Programa Nacional de Leitura de Portugal), estamos lançando aqui também alguns projetos para participar deste movimento!

Nosso objetivo é mobilizar um grande número de falantes da Língua Portuguesa ao redor do mundo na semana de 28 de janeiro a 1º de fevereiro, e juntos somarmos muitos minutos de leitura em voz alta!

Quantas pessoas você acha que conseguiremos envolver? E quantos minutos de leitura em voz alta acredita que acontecerão durante essa semana?

Crie um momento de Leitura em Voz Alta e registre aqui sua participação!

Algumas ideias de como você participar:

  • Leitura em família
  • Leitura em pequenos grupos de amigos
  • Leitura em bibliotecas, escolas ou outras instituições
  • Leitura de escritos autorais

Clique aqui para ver mais detalhes de como planejar esses momentos: Ideias para o Dia Mundial da Leitura em Voz Alta

QUER PARTICIPAR NAS REDES SOCIAIS?

dmlva hashtag
Durante a semana, incentive outras pessoas a ler em voz alta, postando sua foto ou vídeo com a hashtag #diamundialdaleituraemvozalta

 

dmlva maratona2
Que tal fazer parte da nossa maratona lendo, ao vivo em suas redes sociais, uma história clássica da literatura infantil? Saiba mais

 

Para outras ideias e inspirações, confira o site do Programa LER + PNL – Plano Nacional de Leitura de Portugal:

logo_pnl_main

Se você puder, registre sua participação também no site do World Read Aloud Day, criado por LitWorld (em inglês) para deixar registrada a participação do nosso país nesse evento mundial:

wrad2019instafinal

[1] Becoming a Nation of Readers (Tornando-se uma nação de leitores) – Relatório da Comissão de Leitura da Academia Nacional de Educação dos Estados Unidos, 1985. P. 23.

Mapa da leitura em voz alta (locais onde estão aqueles que já registraram sua participação):