Curso Ensinar a Estudar

 

Ensinar a Estudar logo2

 

 

Playlist
Assista aqui aos pequenos vídeos que explicam mais sobre o curso

O Curso Ensinar a Estudar foi desenvolvido ao longo dos últimos anos com o objetivo ajudar as famílias no trabalho de formação intelectual dos filhos para que desenvolvam o autodidatismo – ou seja, a habilidade de estudar e aprender sozinhos.

A base principal deste curso é o trabalho de cultivo das virtudes necessárias para o desenvolvimento do caráter de um verdadeiro estudante.

O curso abrangerá 50 aulas e está dividido em três módulos:

1 – Educação do caráter e o perfil de estudante – 4 meses
2 – A formação leitora necessária para os estudos – 4 meses
3 – Estratégias e recursos para ensinar a estudar – 4 meses

As aulas serão disponibilizadas semanalmente em formato de videoaula e MP3.
Ao final de cada módulo teremos uma ou aulas para perguntas e respostas referentes às perguntas enviadas pelos alunos (caso os alunos enviem muitas perguntas teremos mais aulas destinadas para este fim).

A proposta do curso:
Embora muitas pessoas refiram-se a um autodidata como alguém que possui um dom especial, na verdade essa habilidade nada mais é do que o resultado da formação que essa pessoa recebeu. Aliás, ensinar a criança de maneira que se torne capaz de estudar e aprender por conta própria deveria ser um dos alvos principais de todo processo educativo. Infelizmente, no entanto, o sistema educacional há muito não trabalha para este fim.

Neste curso estudaremos os princípios básicos de formação do caráter que influenciam no aprendizado, a formação leitora elementar e as práticas que possibilitam o desenvolvimento da habilidade de estudar sozinho.

No primeiro módulo trataremos inicialmente da criação de um ambiente familiar que seja mais propício para o desenvolvimento intelectual das crianças. Em seguida trataremos da formação das virtudes necessárias ao estudante e como elas influenciam nos resultados obtidos. É importante lembrar que este curso tem como propósito contribuir para a formação de futuros homens e mulheres virtuosos e sábios. Nessa visão de educação nós necessariamente precisaremos considerar o propósito da vida como algo que vai muito além do que hoje se entende por ser bem sucedido, como ser aprovado em um vestibular X ou Y ou ter uma carreira com status.

No segundo módulo nós trataremos as questões que envolvem a formação de leitores maduros e fluentes. Apresentarei estratégias e exercícios para avaliar o nível de habilidade leitora e trabalhar para desenvolvê-lo, além das estratégias para que as crianças desenvolvam a habilidade de compreensão dos textos lidos. Sabe ler e entender o que lê – ou seja, ser plenamente alfabetizado – é um desafio no contexto em que vivemos hoje. Em muitos casos, estudar estas questões conduz a percepção do quanto nós mesmos temos para desenvolver nesta área.

No terceiro módulo trataremos das questões mais voltadas para o bom aproveitamento nos estudos, envolvendo estratégias para ajudar na organização no material, organização do tempo, concentração, questões fisiológicas e os métodos de estudo propriamente ditos. Compartilharei com vocês a avaliação que desenvolvi para a tutoria particular, que permite verificar quais áreas precisam de mais atenção no caso de cada criança ou adolescente, e trabalharemos a partir destas áreas, aula a aula, verificando o que pode ser feito para ajudar o aluno a lidar com essas questões.

Como funcionará o curso?

O curso será todo online e você terá acesso aos vídeos e materiais por meio de uma plataforma.

O curso está organizado em 3 módulos, cada um com 15 aulas (além de mais 15 aulas extras sobre assuntos relativos aos temas).

As aulas são disponibilizadas no formato de vídeo e um resumo escrito dos principais tópicos da aula, além de indicação de materiais complementares caso você queira conhecer mais sobre o assunto. Você também receberá a aula no formato MP3, caso prefira baixar para ouvir, ao invés de assistir ao vídeo.

Ao final de cada módulo teremos uma aula para responder às perguntas enviadas pelos alunos sobre os assuntos tratados naquele módulo (caso sejam muitas perguntas, poderão ser enviadas outras aulas de respostas ao longo do módulo).

Qual será a frequência das aulas?

No início de cada novo período serão liberadas as 15 aulas daquele módulo, que você poderá assistir semanalmente ou conforme a programação que for melhor para o seu caso.

Cada módulo terá a duração de 4 meses (cerca de 18 semanas), para que todos tenham oportunidade de assistir às aulas e tirar suas dúvidas antes que iniciemos o módulo seguinte.

Quanto tempo durará o curso?

A segunda turma terá uma duração de um ano, a fim de que todos possam assistir às aulas em um ritmo mais tranquilo.

IMPORTANTE: As aulas ficarão disponíveis na plataforma por mais um ano após o término do curso.

Quais serão os assuntos das aulas?

O curso está dividido em três módulos:

1 – Educação do caráter e o perfil de estudante

2 – A formação leitora necessária ao bom desempenho nos estudos

3 – Estratégias e recursos para ensinar a estudar

 

Clique no link abaixo para conhecer o conteúdo programático completo do curso.

Conteúdo programático Curso Ensinar a Estudar

Quanto tempo eu preciso ter por semana?

Sugiro separar uma hora por semana para as aulas e anotações. As aulas serão de 30 minutos considerando que você use mais meia hora para anotar suas estratégias para aquela semana e observações sobre o conteúdo. Se quiser se aprofundar por meio das leituras complementares você investirá mais tempo, conforme sua necessidade e interesse no assunto.

Qual será o valor do curso?

Nesta segunda edição o valor continua sendo R$ 650,00 para pagamentos à vista.

A plataforma Eduzz, que hospeda o curso, recebe pagamentos via boleto, cartão de crédito e PayPal.

Caso prefira fazer em parcelas, a plataforma disponibiliza a opção de até 12 parcelas de 65 reais para pagamentos pelo cartão de crédito.

Quando começa?

A próxima terá início no dia 15 de fevereiro/2019.

Caso tenha interesse em ser informado sobre as próximas turmas, por favor preencha os campos abaixo:

 

 

Qualquer dúvida, basta enviar um email para contato@educarcomsapiencia.com