5 lições que aprendi sobre como vencer a ansiedade do trabalho de educar

Naquele dia, quando a aula terminou, eu fiquei ali, encostada na lousa, me sentindo sem forças e sem vontade. Eu estava cansada, mas não só daquele dia. Estava cansada do constante sentimento de frustração de parecer que nunca dava certo de verdade como professora; a sensação de saber tantas coisas mas nunca saber realmente o que estava fazendo.

E sempre que achava que estava indo bem em algo, era só olhar para o lado para ver 10 outras coisas “apontando o dedo” e dizendo “Você devia estar fazendo isso!” ou “Nossa, mas você está fazendo assim? Devia estar fazendo de outro jeito!”

Até que um dia eu realmente me cansei e decidi que queria trabalhar em paz

Talvez alguém poderia pensar que eu estava com preguiça, mas não era isso. De verdade!

Eu sempre amei ensinar, preparar aulas, criar projetos. Eu queria trabalhar, mas queria me sentir em paz. Queria desfrutar da sensação de fazer a coisa certa e ver resultados. Queria oferecer o melhor para as crianças, mas manter minha saúde, ter tempo e forças para cuidar da casa, cozinhar, conversar com os amigos e me sentir vivendo em paz.

E decidi trabalhar para alcançar isso.

Foi quando comecei a aprender essas 5 lições:

1 – Menos preocupação. Mais preparo. Percebi que grande parte da ansiedade vinha de ficar correndo em todas as direções porque não sabia o que estava fazendo. Eu precisava parar, sentar, e me preparar.

2 – Menos informações. Mais conhecimento. Descobri que outra parte da angústia vinha de receber muitas informações soltas. Aqui uma crítica ao construtivismo, ali uma palestra sobre como era maravilhosa a educação clássica. Mas o que eu fazia com isso? Com o tempo eu entendi que precisava de um conhecimento mais organizado, fundamentado. Começo, meio e fim. Precisava entender o todo da questão da educação e do que, de fato as crianças precisam.

3 – Menos ideias. Mais prática. Entendi que outra parte da ansiedade que eu sentia vinha de viver coletando ideias incríveis que via outros fazendo, mas que ficavam guardadas, me “acusando” de nunca saírem da gaveta ou do papel. Eu precisava de um plano prático. O que fazer, quando e como. Passo a passo.

4 – Menos pressão. Mais convicção. Uma outra origem da minha ansiedade era lidar com as críticas. Sempre alguém achando que era melhor assim ou assim. O que percebi foi que quanto mais eu me preparava e melhorava, mais minha confiança crescia e eu conseguia lidar melhor com as pressões. A convicção resolve o problema das críticas porque você consegue explicar com firmeza o que está fazendo e por quê.

5 – Menos desperdício. Mais foco. Percebi então algo muito bom! Ganhei tempo! Descobri que aquela angústia de nunca ter tempo para nada vinha do fato de que eu vivia gastando não só tempo, mas dinheiro e energia em tentar fazer muitas coisas. Quando comecei a me preparar melhor aprendi o que era essencial para as crianças e – ganhei tempo; parei de me preocupar em fazer mil coisas para fazer somente aquilo que era essencial para as crianças e que trazia resultados em todas as outras áreas.

Nesses anos, fui percebendo que os pais dos meus alunos passavam pela mesma angústia, embora com alguns problemas diferentes:

Não conhecer o que, exatamente, a criança precisa aprender, depender da escola e dos especialistas, cada um dizendo uma coisa; ver a criança dizendo “mas a professora não ensinou assim” e sentir insegurança de fazer diferente; excesso de informações, sensação de não estar fazendo o bastante; críticas quando tentavam ser mais exigentes ou firmes; falta de um passo a passo; gastar dinheiro e tempo com coisas que não traziam resultados.

Foi quando nasceu o primeiro projeto, quando ainda nem existia o Educar com Sapiência: o curso Ensinar a Estudar.

Desde lá, embora sempre aprimorando e melhorando, nossa proposta permanece a mesma:

Organizar um projeto de ensino para que os pais conseguissem trabalhar a formação das áreas mais importantes da vida da criança, sempre com base na educação do caráter.

Educação do caráter, para quem não conhece, nada mais é do que uma forma prática de forjar no coração e na mente das crianças as virtudes como perseverança, coragem, disciplina, autocontrole, responsabilidade, gratidão, humildade, disposição para o trabalho e criatividade, que servirão para prepará-las não só para os estudos como para a vida lá fora.

Desde 2015 meu foco passou a ser estudar, ler, comprar cursos, pesquisar, tentar, errar, consertar e acertar, sempre com foco em desenvolver um programa que ajudasse os pais a passarem pela mesma transformação que eu passei: vencer a insegurança, ansiedade e angústia, e conseguir educar e ensinar com confiança e em paz.

E a recompensa de todo o trabalho vem ao ver frases como da Sheilla, da turma de 2019:

“Tudo isso foi um divisor de águas no modo como penso a educação dos meus filhos, bem como no norte que passei a seguir.”

Ou da Helen, também da turma de 2019:

“…agora me sinto segura. Sei qual caminho trilhar e como conduzir a educação dos meus filhos.”

Mas como resolver tudo isso quando não se tem tempo para mais nada?

Nos últimos anos, entendendo a urgência dos pais em saber como lidar com os desafios diários da educação, nosso trabalho passou a focar nisso: oferecer orientações práticas e passo a passo, de modo que com apenas duas horas por semana você consiga aprender não somente como fazer, mas também o fundamento que está na base daquela atividade.

E ao chegar o final de cada turma, nos sentimos gratos a Deus por fazer parte de famílias que experimentaram mudanças como essas que a Hellen escreveu:

“Tive a grande graça de participar da academia em 2019 e foi MUITO enriquecedor, agora me sinto segura. Sei qual caminho trilhar e como conduzir a educação dos meus filhos. Tudo começa com uma grande auto reflexão de caráter e princípios, trilha os degraus da aquisição de linguagem e posteriormente aprendemos várias estratégias preciosíssimas para pôr todo ensino em prática (desde a organização da rotina, materiais e até um pouco de didática). Sinto que Katarine é extremamente guiada por Deus. Entra em nosso lar, se torna parte da família e nos tranquiliza demais. Simplicidade e eficiência são as palavras que melhor definem, em minha opinião, os cursos Educar com Sapiência.”

Por que conseguimos ajudar em tudo isso?

Devo dizer que, embora tenha estudado muito para chegar até aqui – não somente na graduação em Pedagogia e especialização em Orientação Educacional, mas em muitos cursos, livros e pesquisas -, sei que duas atitudes fazem grande diferença no trabalho da Academia:

A primeira é o tempo de experiência com muitas crianças e adolescentes em contextos diferentes, sempre colocando em prática as estratégias e técnicas para observar os resultados e escolher aqueles que se mostram mais eficazes;

A segunda, que na verdade é a principal, é buscar em Deus toda a orientação, inteligência e sabedoria necessárias para cumprir sua vocação.

O que queremos que você alcance,
ao fazer parte da Academia?

  1. Deixar de viver com sensação de angústia de não saber se está fazendo a coisa certa.
  2. Deixar de buscar informações soltas e desenvolver um conhecimento organizado.
  3. Deixar de acumular dicas e ideias e passar a ter um plano passo a passo do que fazer e quando.
  4. Deixar de sentir-se mal com as críticas e saber mostrar que você sabe o que está fazendo.
  5. Deixar de gastar tempo, dinheiro e energia em atividades diversas, focando naquilo que realmente traz os resultados que você espera para a vida da sua família e dos seus filhos.

E como a Academia funciona?

A Academia de Pais funciona de modo simples:

1. Serão 8 módulos ao longo do ano, com duração de 4 semanas cada.

2. A cada semana uma nova videoaula é liberada, com cerca de 30 minutos de duração (você pode também baixar o mp3 com o áudio da aula para ouvir novamente enquanto trabalha em outras atividades).

3. Após a aula você pode separar mais 30 minutos para preencher seu material para trabalhar num projeto prático de como fará com suas crianças (usando o material em PDF que disponibilizamos).

4. Ao final de cada módulo nós temos uma aula ao vivo para conversar sobre dúvidas ou orientações mais voltadas para a situação específica de cada família.

Veja aqui a programação dos módulos para 2021.

E na Academia desse ano teremos uma grande novidade!!

Além do acesso às aulas, esse ano cada aluno fará parte de um grupo pequeno de tutoria, onde receberá acompanhamento especial de um tutor da nossa equipe.

Nossa ideia é que ao longo do ano (ou enquanto participar da Academia), cada família tenha um acompanhamento próximo de alguém que estará ali para ajudar não apenas com relação ao conteúdo das aulas, mas compartilhando suas próprias experiências e dando orientações e sugestões que possam enriquecer ainda mais a experiência de cada família. A cada semana você terá a oportunidade de participar de um encontro em grupo com o tutor para conversar sobre o tema da semana, recebendo mais orientações práticas e motivação para prosseguir.

Quanto custa participar da Academia?

Sabemos que o ganho que cada família tem será imenso, mas ainda assim decidimos preparar um valor especial de 30% de desconto no valor de cada módulo da Academia desse ano:

De R$ 225,00 por apenas R$ 157,50 (por módulo).

“O que aprendi na Academia é impagável. São coisas que levarei para a vida toda e que poderei com clareza repassar para os meus filhos.” Pollianny, turma de 2020.

“Em todos esses anos foi o melhor investimento na minha formação como mãe e educadora”. Vanessa, turma de 2019

Por que um valor tão baixo se a Academia oferece um ganho tão grande?

Porque em minha vida sempre encontrei oportunidades de aprendizado e crescimento que custavam um valor que me permitia, com algumas renúncias e esforço, conseguir realizar. E em meio a tantas dificuldades que nosso mundo tem vivido, estamos fazendo o máximo para que as famílias realmente tenham acesso a um lugar e uma comunidade onde finalmente consigam encontrar um caminho eficaz para educar o caráter e a mente de seus filhos, com mudanças que resultem em alegria, confiança e tranquilidade de saber que está oferecendo o melhor para que eles cumpram sua vocação no mundo, para a glória de Deus.

Qual o prazo de inscrição?

Como nossa aula inaugural será no dia 1º de abril, esse valor especial será apenas para quem se inscrever até o dia 29/03. Realizando sua inscrição até essa data você garante os 30% de desconto para todos os módulos. Receberemos inscrições nos dias 30 e 31 de março, porém já no valor normal.

E se não for adequado para mim?

Caso você não tenha certeza se aqui é seu lugar, pode aproveitar nossa garantia de 20 dias. Neste prazo, caso perceba que a Academia não está atendendo à sua necessidade, você pode nos solicitar e faremos um reembolso de 100% do valor, sem perguntas ou questionamentos.

Importante:

Algo que nós sempre lembramos a todos os nossos alunos aqui é que nada se constrói sem trabalho. Assim também funciona o sistema de formação que preparamos aqui. Nós trabalhamos muito para que o produto que você está comprando seja algo que realmente trará mudanças para a vida da sua família, como tem sido até aqui. Creio que se você tem nos acompanhado até aqui é porque, assim como cada um de nós, você não é uma pessoa em busca de fórmulas mágicas, mas em busca de um norte e um plano que lhe permita educar seus filhos com confiança, tranquilidade e alegria.

Então, mãos à obra!

Como uma de nossas alunas disse, “chega um momento em que a gente percebe que é hora de tomar uma atitude e escolher um caminho para as mudanças que precisamos”.

Se esse momento chegou em sua vida, você será muito bem-vindo à nossa turma 2021 da Academia Educar com Sapiência! Não vemos a hora de conhecer você e começarmos mais esse ano de muito aprendizado, crescimento e transformações, com a Graça de Deus!!

Me inscrever agora