Academia Educar com Sapiência

Finalmente terminadas as gravações das aulas do Curso Ensinar a Estudar, este ano nosso objetivo será oferecer ainda mais recursos e ajuda para os alunos do curso e por isso estamos começando a Academia Educar com Sapiência!

Per Ardua Ad Alta – O lema da nossa Academia!

A ideia é que cada aluno do curso encontre aqui os recursos necessários não apenas para ensinar a estudar, mas para se tornar um tutor excelente, capaz de identificar exatamente o que a criança precisa e desenvolver as estratégias para trabalhar esses aspectos – tanto na educação do seu caráter quanto em sua formação intelectual.

Mas o que é, afinal, a Academia Educar com Sapiência?

Basicamente trata-se de três projetos paralelos ao curso que serão desenvolvidos este ano, de 13 de maio a 30 de novembro de 2019. 

Os três projetos são:

1º ProjetoEncontros semanais de aplicação prática:

Toda quinta-feira teremos um encontro online ao vivo para conversar sobre as dúvidas e ideias para colocar em prática o conteúdo das aulas da semana. Cada encontro trabalhará o assunto de duas aulas do curso (com algumas variações, que você pode ver no cronograma). Em julho teremos um recesso de três semanas, com algumas aulas especiais para quem quiser aproveitar as férias. A ideia é que além de tirar dúvidas vocês possam compartilhar suas experiências com os demais e assim criarmos enriquecermos ainda mais nosso conhecimento e as estratégias para colocar tudo em prática. Essas aulas serão gratuitas para os participantes da Academia.


2º Projeto: Minicursos e palestras

Ao longo do ano teremos alguns minicursos e palestras sobre assuntos que têm despertado a atenção dos alunos e sobre os quais podemos nos aprofundar mais, como Métodos de Ensino e Didática, Organização do Professor, Afterschooling, Princípios de Lógica, Como avaliar os Métodos e Teorias Educacionais, Princípios da Pedagogia Cristã, entre outros. Os minicursos terão duração de 3 horas, em média, alguns com a participação de outros professores, e serão gratuitos para os alunos da Academia.

3º Projeto: Grupo de Estudos Educação Clássica e Cristã

Muitas pessoas me perguntam sobre Educação Clássica e eu sei que em alguns aspectos meus princípios e estratégias se aproximam de algumas premissas da Educação Clássica, mas nunca me considerei conhecedora o bastante para falar sobre o assunto, especialmente por conhecer muito pouco das obras clássicas de fato – o que seria, a meu ver, o ponto de partida para quem deseja ter uma formação clássica e ensinar a partir desta abordagem. Por isso esse ano eu decidi me dedicar à leitura de algumas dessas obras e, em paralelo a isso, a leitura de livros sobre educação a partir dessa perspectiva. E como sei que outras pessoas também se interessam, resolvi iniciar um Grupo de Estudos para compartilhar o que tenho lido e podermos conversar sobre estes textos a partir da perspectiva da Educação Cristã. A princípio será um encontro online por mês. A participação neste grupo será gratuita para os participantes da Academia.


Tutoria e Acompanhamento individual

Como anunciei no ano passado, este ano iniciarei os serviços de tutoria online para quem gostaria de ajuda específica para colocar em ordem a rotina e o planejamento de estratégias específicas para suas atuais necessidades com as crianças. Além da tutoria, que demanda um acompanhamento por um tempo maior, teremos também a possibilidade de assessoria com um ou dois encontros online para quem deseja consultoria apenas para assuntos e questões específicas.  Os participantes da Academia terão a preferência no agendamento desses serviços e terão 50% de desconto nos valores da tutoria e consultoria online.

Como participar da Academia ECS?

  • A Academia será, a princípio, para uma turma única que participará dos projetos durante o período de maio a novembro.
  • Poderão se inscrever na Academia os alunos que entrarem na próxima turma do Curso Ensinar a Estudar, que tem início no dia 13 de maio e que será a última deste ano, e os alunos das turmas anteriores que adquiriram o curso completo.
  • Para ser participante da Academia não é necessário participar de todos os projetos. Você pode optar por participar apenas daqueles que atendem à sua necessidade no momento.

Se você estiver disposto a fazer parte, junte-se a nós nessa “grande jornada”. Tenho certeza de que poderemos aprender muito juntos! O objetivo é que cada participante da Academia termine esse ano se sentindo pronto para ensinar com confiança, tranquilidade e alegria, educando o caráter e o intelecto, formando mentes e preparando os corações dos pequenos para quem um dia eles sejam luz no mundo!

Um abraço, 

Professora Katarine Jordão