#Dia 9: Virtude da Justiça

Bom dia, gente!

Hoje é o 9º dia do nosso Desafio Virtude do Dia e hoje vamos conversar sobre uma virtude que nem sempre as crianças entendem bem: a virtude da Justiça.

Uma vez percebi que meus alunos usavam muito a frase “Isso não é justo” para reclamar de tudo que não estava como gostariam. “Não é justo ter que fazer lição de casa! Não é justo ter que copiar toda essa lição!”

Naquela época percebi que eles não entendiam o que era algo ser justo ou não e comecei a trabalhar com eles o que é justiça.

Ao trabalhar esse tema hoje, sugiro conversar sobre coisas que são ou não justas na forma como as pessoas tratam umas às outras, permitindo que as crianças percebam que quando queremos justiça precisamos estar prontos tanto para receber a recompensa quanto o castigo. E também como nossas ações podem promover a justiça no mundo.

Vamos ao nosso texto?

Que Deus abençoe seu empenho no desafio de hoje!

. . . . . . .

VIRTUDE DA JUSTIÇA

Aconteceu, certa vez, um concurso para ver quem era a criança que conseguia fazer o desenho mais bonito. Uma menina passou várias semanas preparando seu desenho e pintando com muito capricho. Estava muito bonito! Mas o vizinho dessa menina queria muito ganhar o concurso e ficou com preguiça de fazer o desenho. Então ele encontrou um desenho pronto, feito por um artista, e levou para o concurso sem contar para ninguém que não era ele quem tinha feito. Os dois desenhos foram finalistas. O desenho da menina e o desenho do menino. Qual você acha que deveria ganhar o prêmio?

Hoje é o dia de conversarmos sobre a Virtude da Justiça.

Ser justo é fazer a coisa certa. Muitas vezes precisamos tomar decisões sobre o que fazer e nessas horas podemos escolher fazer a coisa certa ou fazer a coisa errada.

Quando falamos sobre justiça também pensamos muito na recompensa que cada um recebe por suas ações.

Você acha certo uma pessoa receber um prêmio por fazer a coisa errada? E uma pessoa receber um castigo por fazer a coisa certa?

Muitas vezes nós queremos ser tratados com justiça, especialmente quando fazemos algo bom e correto. Mas você gostaria de ser tratado com justiça também quando faz algo errado?

Se desobedecer seus pais, por exemplo, o que você acha que é a consequência que você deve receber para que seja tratado com justiça?

A Bíblia nos diz: “Porque o Senhor é justo, Ele ama a justiça; os retos lhe contemplarão a face.” Salmo 11.7. A palavra “retos” é usada na Bíblia para se referir às pessoas que agem corretamente. Porque Deus ama a justiça e aqueles que são justos.

Por isso hoje o desafio de hoje será pensar, em cada decisão que tomar, mesmo que seja pequena: “Será que essa é a escolha certa? Deus ficaria feliz e me chamaria de justo?”. Agora para pensar em família: o que nós podemos fazer hoje para promover a justiça, ajudando alguém que não tenha aquilo que necessita para seu dia a dia?

E então, você aceita o desafio de cultivar hoje a virtude da Justiça?

. . . . . . .

Já tem o Material do Estudo das Virtudes? Aproveite para acompanhar o Desafio com as histórias e atividades do material. Ainda não tem? 
Veja aqui como adquirir

Os Cartões das Virtudes são um recurso muito bom para trabalhar o significado de cada virtude com as crianças por meio dos versos.
Você pode adquirir os cartões para impressão aqui (caso tenha o Estudo das Virtudes eles já vêm como presente).

Aproveitamos o momento para incentivar o estudo sobre como nossas práticas moldam o caráter das crianças. Conheça o nosso curso A Educação do Caráter da Criança

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s