#Dia 6: Virtude do Trabalho

Bom dia, gente!!

Hoje é o 6º dia do nosso Desafio Virtude do Dia!!

Vamos então para nossa reflexão e desafio de hoje?

Que Deus abençoe seu empenho no desafio de hoje!

. . . . . . .

VIRTUDE DO TRABALHO

Qual você acha que é o trabalho mais difícil do mundo?

Algumas pessoas dizem que é muito difícil trabalhar recolhendo o lixo das casas. Outros pensam que é trabalhar na roça, plantando e cuidando da terra debaixo do sol. Há ainda quem pense que o trabalho mais difícil é aquele que exige muita paciência ou esforço.

Mas vocês sabem de uma coisa? O trabalho mais difícil geralmente é aquele que está bem na nossa frente para ser feito, no momento em que nós não queremos fazer. Porque quando estamos sem vontade de trabalhar, qualquer atividade – seja lavar uma louça ou fazer uma lição – parece ser a mais difícil do mundo inteiro!

Nós sabemos que o oposto da Virtude do Trabalho é a Preguiça – aquele sentimento que parece dizer “não quero fazer nada, não quero me esforçar; só quero ficar aqui sem precisar trabalhar”. Agora vejam. Nosso coração tem sempre a tendência a escolher os caminhos errados, que a Bíblia chama de pecado. Por isso podemos perceber muitas vezes um sentimento de preguiça querendo nos levar a não trabalhar. O problema maior não é sentir preguiça, mas deixar que a preguiça decida por nós.

É por isso que na Bíblia encontramos aquele provérbio que diz: “Vai ter com a formiga, ó preguiçoso. Olha para os seus caminhos e sê sábio”. Provérbios 6.6. Na continuação ele nos mostra como a formiga, mesmo sem ter alguém brigando com ela, está todos os dias ocupada em seu trabalho para manter tudo funcionando e ter seu alimento.

Você já percebeu que o trabalho se torna mais pesado se ficamos pensando no quanto ele é difícil? Mas quando você muda o seu pensamento e olha para o trabalho como uma oportunidade de viver a vida como Deus planejou, cuidando e se esforçando para alcançar o que precisa, tudo fica muito mais leve. Porque nos sentimos fazendo parte do trabalho que Ele preparou para nós.

Por isso hoje o desafio é: cada vez que você tiver um trabalho para fazer, quando sentir preguiça você vai dizer: “Que bom é poder trabalhar e fazer as coisas com minhas próprias mãos! Hoje não é a preguiça quem vai ganhar. Deus vai me ajudar e vou fazer isso com alegria no coração.”

E então, você aceita o desafio de cultivar hoje a virtude do Trabalho?

. . . . . . .

Já tem o Material do Estudo das Virtudes? Aproveite para acompanhar o Desafio com as histórias e atividades do material. Ainda não tem? 
Veja aqui como adquirir

Os Cartões das Virtudes são um recurso muito bom para trabalhar o significado de cada virtude com as crianças por meio dos versos.
Você pode adquirir os cartões para impressão aqui (caso tenha o Estudo das Virtudes eles já vêm como presente).

Aproveitamos o momento para incentivar o estudo sobre como nossas práticas moldam o caráter das crianças. Conheça o nosso curso A Educação do Caráter da Criança

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s