#Dia 5: Virtude da Gratidão

Bom dia, gente!

Hoje é o 5º dia do nosso Desafio Virtude do Dia e dessa vez vamos conversar sobre outra virtude que gosto muito – e que temos experimentado muito no momento também: a Gratidão.

Uma novidade, caso você não tenha visto ainda, é que o Paulo conseguiu editar os áudios que eu estava enviando no nosso canal do Telegram, com reflexões sobre cada virtude, e colocou como uma playlist no Youtube. Assim fica mais prático para encontrar e ouvir.

Deixem seus comentários lá ou no Canal do Telegram para sabermos como tem sido para vocês acompanhar esse projeto, tá?

Que Deus abençoe seu empenho no desafio de hoje!

. . . . . . .

VIRTUDE DA GRATIDÃO

Vamos fazer o jogo da gratidão? O jogo é simples, mas precisa pensar bem. Cada um precisa dizer 3 coisas que hoje te deixam contente. Preparados? Podem contar!

O que você achou? É fácil ou difícil pensar em 3 coisas que te deixam contente hoje? E se fossem 10 coisas? Será que você pensaria rápido?

A virtude sobre a qual nós vamos conversar hoje é a Gratidão. Vocês se lembram que algumas virtudes nascem primeiro no nosso coração? Pois a Gratidão é uma delas. Porque ser contente com o que você tem é algo que precisa acontecer primeiro em sua mente e em seu coração, para só depois se transformar em uma ação.

E vocês querem saber algo muito importante? A Gratidão é como se fosse uma chave que abre a porta da alegria. Muitas pessoas ficam esperando que aconteça algo bom para que ela possa se sentir contente, mas na verdade quando usamos essa chave da Gratidão, o que acontece é exatamente o contrário: você começa a perceber quantas coisas boas Deus te deu e quanto mais coisas você vê, mais se sente feliz e agradecido. A Ele e às pessoas que te fazem bem.

Ser grato, então, é estar contente com o que você tem hoje. Sem ficar reclamando que queria isso ou aquilo. Sem ficar chateado com o que não está como você gostaria. Você se lembra daquele versículo sobre contentamento? Ele diz: “Contentai-vos com as coisas que tendes, porque Ele tem dito: de maneira alguma te deixarei; nunca, jamais te abandonarei”. Hebreus 13.5

Esse é o segredo para vivermos contentes. Nos lembrarmos que em todo tempo Deus está conosco, nos dando exatamente o que precisamos para aquele momento.

E então, vamos ao desafio?

Hoje o desafio tem duas tarefas. A primeira é que durante todo o dia, sempre que quiser reclamar de algo você vai se lembrar de algo bom que tem para agradecer. A segunda será escrever um bilhetinho agradecendo a alguém por algo bom que fez por você.

Você aceita o desafio de cultivar hoje a virtude da Gratidão?

. . . . . . .

Já tem o Material do Estudo das Virtudes? Aproveite para acompanhar o Desafio com as histórias e atividades do material. Ainda não tem? 
Veja aqui como adquirir

Os Cartões das Virtudes são um recurso muito bom para trabalhar o significado de cada virtude com as crianças por meio dos versos.
Você pode adquirir os cartões para impressão aqui (caso tenha o Estudo das Virtudes eles já vêm como presente).

Aproveitamos o momento para incentivar o estudo sobre como nossas práticas moldam o caráter das crianças. Conheça o nosso curso A Educação do Caráter da Criança

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s