#Dia 4: Virtude da Responsabilidade

Bom dia, gente!

Hoje é o 4º dia do nosso Desafio Virtude do Dia e hoje vamos incentivar as crianças a colocar em prática a virtude da… Responsabilidade.

Graças a Deus estamos, aos poucos, conseguindo voltar às atividades aqui, então hoje vocês já encontram, logo abaixo, a folhinha para o exercício de caligrafia dessa quarta virtude, e também o áudio com a reflexão sobre a responsabilidade em nossa vida de pais e professores.

Que Deus abençoe seu empenho no desafio de hoje!

. . . . . . .

VIRTUDE DA RESPONSABILIDADE

Você já ouviu a história do menino que queria brincar de bola dentro de casa? Sua mãe disse que bola era algo para brincar só lá fora, mas ele achou que podia brincar um pouquinho mesmo assim. Imaginem só quando ele viu que a bola caiu bem em cima de um vaso que caiu e se espatifou no chão! Não bastasse o problema de ter sido desobediente, quando sua mãe apareceu ele disse, bem alto: “Mãe, olha o que o Bob fez!! Ele passou correndo e derrubou o vaso!”

Com certeza vocês já sabem que desobediência é errado, assim como a mentira também. Mas hoje vamos descobrir uma virtude que aquele menino também não tinha. É a Virtude da Responsabilidade.

Você já ouviu essa palavra? Ser responsável é responder por seus atos. Isso quer dizer que quem tem responsabilidade nunca vai fugir das consequências daquilo que fez. Se aquele menino fosse responsável, mesmo correndo o risco de ser disciplinado por sua desobediência, ele não teria tentando colocar a culpa no seu cachorro, mas teria se arrependido e se desculpado por seu erro.

Ser responsável pode ser muito difícil porque nós estamos acostumados a tentar colocar a culpa em outras pessoas ou outras circunstâncias. E esse é um grande problema porque quem vive fugindo das consequências acaba ficando sempre mergulhado em seus erros. Sabe por quê? Porque nosso coração funciona assim: quando percebe que fez algo errado, ele começa a pensar em como melhorar aquilo. Mas se dizemos para nós mesmos que não foi culpa nossa, nosso coração pensa: Bom, então está tudo bem. Não preciso mudar nada aqui.

Mas tenho algo importante para contar para vocês: os grandes homens e mulheres que fizeram e fazem diferença no mundo são aqueles que têm coragem de dizer: “Eu errei nisso. Vou fazer tudo o que posso para consertar e melhorar”. E eles não se tornaram tão honrados só porque receberam uma grande tarefa. Eles começaram sendo responsáveis nas pequenas coisas. Quando perdiam a paciência com alguém eles não diziam “é que eu sou impaciente”. Quando esqueciam de fazer uma lição eles não diziam “é que ninguém me lembrou”. Em cada pequena coisa eles diziam apenas: “Eu errei. Me desculpe”.

Como naquela história bíblica em que o servo cuidou bem dos poucos talentos que recebeu e seu senhor lhe disse: “Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei”. Mateus 25:23. Ao ser um bom mordomo, responsável nas pequenas tarefas, você se torna cada vez mais pronto para assumir as grandes tarefas que Deus tem para você.

E então, vamos ao desafio de hoje para praticar a virtude da Responsabilidade?

O desafio é este: cada tarefa que receber hoje você buscará fazer da melhor forma, por menor que seja. E se em algum momento fizer algo de errado você não tentará colocar a culpa em algo ou alguém, mas irá prontamente reconhecer o seu erro.

Você aceita o desafio de cultivar hoje a virtude da Responsabilidade em seu coração?

. . . . . . .

Já tem o Material do Estudo das Virtudes? Aproveite para acompanhar o Desafio com as histórias e atividades do material. Ainda não tem? 
Veja aqui como adquirir

Os Cartões das Virtudes são um recurso muito bom para trabalhar o significado de cada virtude com as crianças por meio dos versos.
Você pode adquirir os cartões para impressão aqui (caso tenha o Estudo das Virtudes eles já vêm como presente).

Aproveitamos o momento para incentivar o estudo sobre como nossas práticas moldam o caráter das crianças. Conheça o nosso curso A Educação do Caráter da Criança

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s