#Dia 3: Virtude da Criatividade

Bom dia, gente!

Hoje é o 3° dia do nosso Desafio Virtude do Dia e hoje vamos incentivar as crianças a colocar em prática a virtude da Criatividade!

Essa é uma das virtudes intelectuais (porque diz respeito ao uso do intelecto), mas também envolve questões morais, porque para ser criativo, como veremos hoje, é preciso se esforçar e também estar pronto a obedecer e aprender.

Espero que a virtude de hoje faça nascer ideias brilhantes em suas casas e corações!

Que Deus abençoe seu empenho no desafio de hoje!

. . . . . . .

VIRTUDE DA CRIATIVIDADE

Imaginem só isso! Três amigos: André, Lucas e Vinícius estavam em uma missão muito importante de caminhar até chegar à outra cidade para conseguir comprar um pouco de farinha para suas famílias. Mas vejam só! Quando chegaram em uma parte do caminho viram que uma árvore grande havia caído bem no meio da estrada! E agora? O que você acha que eles deveriam fazer?

Hoje nós vamos conversar sobre uma virtude muito legal que nos faz encontrar soluções para os problemas. É a virtude da Criatividade.

Quando ouviu o problema dos três amigos, você conseguiu pensar em uma ideia sobre o que eles poderiam fazer para chegar à cidade? Imagino que vocês tiveram boas ideias do que fariam se estivessem lá, não foi? Isso é muito bom! Porque cada vez que nós nos esforçamos para ter uma ideia ou encontrar uma solução, nós estamos usando a Virtude da Criatividade.

Sabe que algumas pessoas pensam que ser criativo é fazer o que você quer, do jeito que você quer e na hora que você quer. Mas isso não é verdade. Uma pessoa criativa precisa, antes de tudo, ser alguém que sabe obedecer e seguir as regras. Sabe por quê? Porque só quem sabe como as coisas funcionam pode ter ideias realmente boas para resolver os problemas quando eles aparecem. Então quanto mais nós aprendemos com nossos pais, professores e com as outras pessoas, mais ideias vamos colocando no bauzinho do nosso conhecimento. E quando precisarmos ser criativos vamos poder abrir esse baú e retirar de lá ótimas ideias para resolver os problemas ou fazer algo mais legal.

Uma pessoa pode sentir muita preguiça de pensar e ter ideias. Ela pode dizer: “Ah, não sei. Não tenho nenhuma ideia boa.” Ou ela pode dizer: “Ainda não tive uma ideia boa. Vou continuar pensando e me esforçando para encontrar alguma”. O que você acha que é melhor? Ficar com preguiça ou se esforçar para ser criativo?

Você já pensou como foi maravilhosa a forma como Deus nos criou o mundo cheio de seres e detalhes tão bonitos e incríveis? E veja só! A Bíblia diz: “Criou Deus, pois, o homem, à sua imagem, à imagem de Deus o criou”. Gênesis 1.27.

Não é bom saber que Deus nos criou como pessoas que podem pensar, ter ideias e usar a imaginação? Não podemos criar como Deus, que criou tudo a partir do nada. Mas podemos usar nossa criatividade usando tudo o que Ele já criou.

E então? Preparados para o nosso desafio de hoje?

Nosso desafio é bem fácil: encontre hoje pelo menos uma forma de usar sua mente para ter uma ideia que possa resolver um problema ou criar algo novo. Quem vai conseguir colocar em prática hoje a Virtude da Criatividade?

. . . . . . .

Já tem o Material do Estudo das Virtudes? Aproveite para acompanhar o Desafio com as histórias e atividades do material. Ainda não tem? 
Veja aqui como adquirir

Os Cartões das Virtudes são um recurso muito bom para trabalhar o significado de cada virtude com as crianças por meio dos versos.
Você pode adquirir os cartões para impressão aqui (caso tenha o Estudo das Virtudes eles já vêm como presente).

Aproveitamos o momento para incentivar o estudo sobre como nossas práticas moldam o caráter das crianças. Conheça o nosso curso A Educação do Caráter da Criança

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s