#Dia 2: Virtude da Humildade

Bom dia, gente!

Hoje é o segundo dia do nosso desafio e hoje teremos aqui uma virtude bem pouco popular.

Afinal, muitos admiram aqueles que são generosos, corajosos ou responsáveis, porém de modo geral a Humildade é vista como a virtude dos fracos.

No áudio que enviei ontem no nosso canal do Telegram, comentei como não existe “virtuoso de uma virtude só”, porque um caráter virtuoso implica o equilíbrio entre as características que precisamos desenvolver.

Por isso escolhi falar sobre a Humildade logo após conversarmos sobre Fortaleza. Conversaremos um pouco mais sobre isso no áudio de hoje e quero contar como descobri que o orgulho pode nos causar problemas bem sérios.

Aliás, em meu trabalho com as crianças já percebi muitas vezes como o orgulho pode fazer mal para o desenvolvimento delas de forma geral (além do caráter em si). E ao ensinar intencionalmente sobre orgulho e humildade já vi muitas crianças enfrentarem isso, o que sempre me alegra.

Então vamos lá colocar em prática essa virtude hoje?

Leia o texto abaixo com sua família e conversem sobre o assunto e sobre as situações em que podem praticar a virtude da Humildade.

(Lembrando que se você tem o Estudo das Virtudes, essas primeiras 4 virtudes estão relacionadas à história do Rei Alfredo que você encontra no material – veja abaixo mais informações).

Que Deus abençoe seu empenho no desafio de hoje!

. . . . . . .

VIRTUDE DA HUMILDADE

Imagine o que aconteceria se um rei chegasse agora em sua casa e dissesse: “Tenho um presente aqui e quero dar para a pessoa mais importante dessa casa”. Quem você acha que deveria ganhar esse presente?

Hoje nós vamos conversar sobre uma virtude que geralmente ninguém vê. Ela fica guardada lá no fundo do nosso coração. Seu nome é Virtude da Humildade.

Quando falamos sobre uma pessoa humilde, geralmente se imagina uma pessoa quietinha ou até mesmo uma pessoa pobre. Mas você quer saber uma verdade? É possível uma pessoa ser bem quieta ou bem pobre e ainda assim não ser nada humilde, porque lá no fundo do coração ela pode pensar que é melhor do que as outras pessoas. Esse sentimento é o Orgulho.

Cultivar a virtude da Humildade é um desafio na vida de todos nós, porque ser humilde é conseguir olhar para você mesmo como você é. Com todas as suas falhas e todas as suas qualidades. Às vezes uma pessoa pode ter muito medo de que os outros vejam que ela não é perfeita. E pode até chegar a fugir de certas situações só para não errar na frente dos outros. Esse tipo de orgulho pode trazer muitas dificuldades porque é difícil vivermos tentando ser perfeitos em todas as coisas, mas a verdade é que só existe uma pessoa perfeita, que é Deus. Todos nós temos falhas e erros.

A Humildade é uma virtude que nos deixa livres para sermos quem somos. Quando deixamos de nos preocupar em mostrar aos outros que somos perfeitos, quando deixamos de pensar que somos mais importantes do que os outros, nosso coração fica mais leve porque conseguimos enxergar o que precisamos trabalhar para mudar e crescer.

Quando percebemos em nosso coração algum pensamento de orgulho, podemos nos lembrar do que Deus diz: “Nada façais por partidarismo ou por vanglória, mas humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo.” Filipenses 2:3

Você acha que consegue, hoje, considerar os outros mais importantes do que você mesmo? E então, vamos ao desafio de hoje para praticar a Virtude da Humildade?

O desafio é este: cada vez que perceber que está pensando ser mais importante do que os outros, você vai dizer para si mesmo: “Deus, me ajude a considerar os outros superiores a mim mesmo; me ajude a não querer que os outros pensem que eu sou perfeito”.

Não se importe se ninguém conseguir enxergar o seu esforço porque a Humildade é uma virtude que fica lá no fundo do coração. Mas não se preocupe porque Deus está vendo e Ele sabe muito bem!

. . . . . . .

Já tem o Material do Estudo das Virtudes? Aproveite para acompanhar o Desafio com as histórias e atividades do material. Ainda não tem? 
Veja aqui como adquirir

Os Cartões das Virtudes são um recurso muito bom para trabalhar o significado de cada virtude com as crianças por meio dos versos.
Você pode adquirir os cartões para impressão aqui (caso tenha o Estudo das Virtudes eles já vêm como presente).

Aproveitamos o momento para incentivar o estudo sobre como nossas práticas moldam o caráter das crianças. Conheça o nosso curso A Educação do Caráter da Criança

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s