#Dia 16: Virtude do Serviço

Oi, gente!! Bom dia!!

Chegamos, afinal, ao nosso 16° e último dia do Desafio!!
Que maratona! Que bom refletir e praticar tantas coisas, não é?
Hoje nós conversaremos sobre uma virtude muito bonita: a Virtude do Serviço.

Se você tem o material do Estudo das Virtudes, a última história, dos Seis Cisnes, ilustra bem essa virtude de hoje. Quanto temos para aprender e viver sobre o serviço!

Então vamos lá!

Que seja uma boa conversa e que Deus abençoe hoje a sua família!!

. . . . . . .

VIRTUDE DO SERVIÇO

Você sente alegria em servir às pessoas? Se está tomando água, por exemplo, você se sente feliz em encher mais um copo e levar para seu irmão ou seus pais? Se você vê que sua mãe está ocupada fazendo o jantar, você se alegra em oferecer ajuda para algo que ela esteja precisando? E quando você vê uma pessoa tentando abrir a porta com as mãos ocupadas, você procura rápido ir até lá e abrir a porta para a pessoa?

Hoje nós vamos conversar sobre nossa última virtude, que é bem desafiadora: a Virtude do Serviço.

Servir é trabalhar para ajudar outras pessoas sem receber nada em troca. É ter a disposição de fazer algo que exige de você algum esforço para que outra pessoa não precise se esforçar tanto. Pequenos atos podem ser atos de serviço, mas você já percebeu como mesmo as pequenas coisas podem ser difíceis de se fazer?

A virtude do serviço é muito difícil por duas razões: primeiro porque nosso mundo está, o tempo todo, dizendo que quem serve aos outros é menor, e que ser servido é sinal de que você é uma pessoa importante. Segundo, porque nosso coração ama essa sensação de “eu sou tão importante que outras pessoas me servem”.

Você sabia que algumas crianças têm saúde perfeita, braços e pernas, e ainda assim quando estão com fome, ao invés de ir até a cozinha e fazer um lanche ou pegar uma fruta só ficam sentadas no sofá e dizem: “Mãe, quero leite!” Ou “Quero pão!”. Outras crianças, por ter em casa alguém que ajude nas tarefas domésticas, deixam até a própria cama para a faxineira arrumar, porque acham que, afinal, isso é serviço dela!

Existem pessoas até que consideram os trabalhos mais simples como algo para pessoas menos importantes. “Limpar o banheiro? Eu não, eca! Quem faz isso é minha empregada.” Já pensou que triste ouvir isso? Como se outra pessoa fosse menos digna e por isso as tarefas mais desagradáveis fossem para ela fazer e não para mim?

Por isso tudo é que servir é tão difícil. Porque precisamos lutar contra nossa preguiça, nosso orgulho e nosso egoísmo ao mesmo tempo. Porque se alguém não gosta de fazer nem o que é sua obrigação, como fará algo que é para os outros?

Mas você sabe que Jesus, quando veio ao mundo, foi nosso maior exemplo do que é servir? E Ele disse: “Mas o maior dentre vós será vosso servo.” Mateus 23.11 Porque no reino de Deus, diferente desse mundo, aqueles que servem aos outros com alegria são os que mais serão recompensados.

E a Bíblia também nos diz que, mesmo sendo Filho de Deus, Jesus agia como servo, tanto que caminhou até a cruz e ofereceu sua vida para que nós tivéssemos a salvação. Esse é o maior ato de amor e serviço – porque Ele não apenas trabalhou por nós, mas entregou sua própria vida. (Veja em Filipenses 2:5-7)

E nossa maior alegria é saber que Ele venceu a morte e porque Ele vive nós podemos crer no amanhã. Podemos crer que mesmo quando for muito difícil, Ele nos ajudará a vencer nossos problemas e nos tornarmos pessoas cada dia mais virtuosas, mais parecidas com Ele. Ele nos ajudará a ter um coração humilde, bom, grato e servil para viver fazendo diferença na vida das pessoas e sendo luz nesse mundo.

Nosso desafio de hoje é servir. Em todo momento que puder, encontrar formas de fazer algo para ajudar alguém, não com mau humor, mas com a alegria daqueles que amam servir.

E então, você aceita esse nosso último desafio de praticar a Virtude do Serviço?

. . . . . . .

Já tem o Material do Estudo das Virtudes? Aproveite para acompanhar o Desafio com as histórias e atividades do material. Ainda não tem? 
Veja aqui como adquirir

Os Cartões das Virtudes são um recurso muito bom para trabalhar o significado de cada virtude com as crianças por meio dos versos.
Você pode adquirir os cartões para impressão aqui (caso tenha o Estudo das Virtudes eles já vêm como presente).

Aproveitamos o momento para incentivar o estudo sobre como nossas práticas moldam o caráter das crianças. Conheça o nosso curso A Educação do Caráter da Criança

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s