#Dia 15: Virtude da Integridade

Oi, gente!! Bom dia!!

Hoje é o 15º dia do nosso Desafio Virtude do Dia e estamos muito felizes por você ter chegado até aqui!!

Nosso desafio de hoje diz respeito a uma virtude que pode não ser muito simples de explicar, mas é fácil de se entender: a virtude da Integridade.

A palavra “integridade” tem vários aspectos inclusos, mas ao trabalhar hoje com as crianças podemos focar no mais fácil deles, que é falar a verdade ou falar a mentira. E embora seja fácil conversar sobre isso, para muitas crianças viver na prática essa virtude pode ser um desafio muito grande pelo fato de estarem habituadas à mentira (especialmente em algumas faixas etárias específicas).

Que Deus abençoe seu trabalho e empenho em moldar o coração das crianças nesse aspecto!

. . . . . . .

VIRTUDE DA INTEGRIDADE

Você é uma pessoa honesta? Você acha que se um amigo lhe dissesse para fazer algo sem contar para os seus pais, você faria?

Hoje nós vamos conversar com uma virtude que todos nós sabemos muito bem, mas que às vezes podemos deixar de praticar: a virtude da Integridade.

Você sabe o que significa ser uma pessoa íntegra?

Existe uma frase de um escritor chamado Bill Hybells que diz: “Quem é você, quando ninguém está olhando?”

Essa frase nos mostra bem o sentido de integridade porque nos faz perceber que nosso caráter, quem nós somos mesmo, não é aquilo que fazemos na frente dos outros, mas quando estamos a sós. Somente você e Deus.

A palavra “íntegro” também quer dizer “inteiro”, ou aquilo que nunca foi quebrado, violado ou corrompido. Por exemplo, quando você compra no mercado uma garrafa de leite e ela vem com aquele lacre, isso mostra que o produto ali está íntegro, ninguém mexeu nele. Mas se você percebe que o lacre já foi retirado, pode dizer que o leite está comprometido porque sua embalagem foi violada.

Quando conversamos sobre caráter, podemos dizer que uma pessoa íntegra é aquela que faz a coisa certa sem mentiras nem enganações. Uma pessoa que não finge ser outra pessoa nem se deixa corromper pelos maus caminhos.

A forma mais prática de sabermos se somos íntegros é perceber se somos pessoas que dizem sempre a verdade.

Às vezes uma pessoa pode querer mentir para outra por muitas razões: para não ser castigada, para evitar um momento embaraçoso ou para conseguir algo que quer muito. Mas a Bíblia nos ensina: “Por isso, deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximo, porque somos membros uns dos outros”. Efésios 4.25

Por isso o desafio de hoje será, durante todo o dia, buscar falar a verdade e viver a verdade. Quando sentir vontade de inventar alguma coisa, ou esconder algo que precisava ser dito, ou mesmo acrescentar algo para “enfeitar” uma história que esteja contando sobre o que aconteceu, pare e pense: “Não quero ser uma pessoa falsa nem desonesta. Me ajuda, meu Deus, a falar sempre a verdade, não importa o que aconteça”.

Às vezes isso pode ser fácil, às vezes não. Você aceita o desafio de colocar em prática hoje a Virtude da Integridade?

. . . . . . .

Já tem o Material do Estudo das Virtudes? Aproveite para acompanhar o Desafio com as histórias e atividades do material. Ainda não tem? 
Veja aqui como adquirir

Os Cartões das Virtudes são um recurso muito bom para trabalhar o significado de cada virtude com as crianças por meio dos versos.
Você pode adquirir os cartões para impressão aqui (caso tenha o Estudo das Virtudes eles já vêm como presente).

Aproveitamos o momento para incentivar o estudo sobre como nossas práticas moldam o caráter das crianças. Conheça o nosso curso A Educação do Caráter da Criança

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s