#Dia 14: Virtude da Prudência

Bom dia, gente!!

Hoje é o 14º dia do nosso Desafio Virtude do Dia!! Faltam apenas mais duas virtudes para encerrarmos e é ótimo saber que vocês chegaram até aqui!

Hoje vamos conversar com as crianças sobre uma virtude muito importante, considerada uma das quatro virtudes cardeais: a Prudência!

Que Deus abençoe seu empenho na Virtude do Dia.

. . . . . . .

VIRTUDE DA PRUDÊNCIA

Imagine que você ganhou uma nota de 50 reais de presente e está super feliz pensando no que fará com esse dinheiro. Então um pessoa vem e diz: “Você sabia que se plantar esse dinheiro vai nascer uma árvore que no lugar de frutos nascem notas de 50 reais? Se você plantar ficará rico!”. O que você faria? Você ouviria esse conselho e plantaria seu dinheiro?

Talvez alguns de vocês já conheçam a história do Pinóquio e se lembrem de como tudo aconteceu quando algo assim aconteceu com ele. E hoje nós vamos falar sobre uma virtude que faltou a Pinóquio naquele dia: a virtude da Prudência.

Nós conversamos um pouco, dias atrás, sobre a virtude da Bondade e sobre pensar bem dos outros – você se lembra?

Mas algo importante que precisamos nos lembrar é que pensar bem dos outros não é o mesmo que ser ingênuo. A pessoa ingênua nunca vê a maldade nas intenções das outras pessoas nem percebe o perigo das situações, por isso acaba correndo o risco de cair em uma situação complicada.

Será que se um leão aparecesse na rua você deveria ir até lá brincar com ele como se fosse um gatinho? Claro que não! Porque você sabe que o leão é um animal perigoso e feroz. Isso é ser prudente. A Bíblia nos diz, em Provérbios 27.12: “O prudente vê o mal e esconde-se; mas os simples passam adiante e sofrem a pena.”

Quando a pessoa pensa bem e avalia as situações, certamente ela tomará decisões prudentes porque pensou nas consequências de suas ações. Quando você vê o fogo aceso no fogão e decide passar mais longe, você está sendo prudente. Quando você vê que uma pessoa está dizendo para você fazer algo escondido dos seus pais e você sai logo dali, você está sendo prudente também.

Por isso o desafio de hoje será, durante todo o dia, ser uma pessoa prudente. Sempre que perceber uma situação perigosa você vai parar e pensar no que pode acontecer, para então evitar o problema. Porque é importante ser criativo para encontrar soluções para os problemas, mas é fundamental ser prudente para evitar que os problemas apareçam, não é?

E então, você aceita o desafio de colocar em prática hoje a Virtude da Prudência?

. . . . . . .

Já tem o Material do Estudo das Virtudes? Aproveite para acompanhar o Desafio com as histórias e atividades do material. Ainda não tem? 
Veja aqui como adquirir

Os Cartões das Virtudes são um recurso muito bom para trabalhar o significado de cada virtude com as crianças por meio dos versos.
Você pode adquirir os cartões para impressão aqui (caso tenha o Estudo das Virtudes eles já vêm como presente).

Aproveitamos o momento para incentivar o estudo sobre como nossas práticas moldam o caráter das crianças. Conheça o nosso curso A Educação do Caráter da Criança

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s