#Dia 13: Virtude do Respeito

Bom dia, gente!!

Hoje é o 13º dia do nosso Desafio Virtude do Dia e hoje vamos conversar com as crianças sobre a virtude do Respeito.

Atualmente é muito comum ouvir falar sobre os problemas envolvendo preconceito. Muitas pessoas defendem que precisamos falar sobre isso na escola para evitar problemas de intolerância e violência. A verdade, a meu ver, é que se estivéssemos cultivando no coração das crianças – e nos nossos – o princípio bíblico da honra uns aos outros que aqui consideramos como a virtude do respeito, não seria necessário viver falando sobre preconceito.

Ao tratar sobre respeito nós mantemos o foco no coração: não sou mais importante que as outras pessoas.

No áudio de hoje falarei um pouco mais sobre isso. Temos tanto a conversar sobre esse assunto!!

Que Deus abençoe seu empenho na virtude do dia de hoje!

. . . . . . .

VIRTUDE DO RESPEITO

Como você se sente quando vê alguém zombando de outra pessoa? Por exemplo, alguém chamando um colega de cabeçudo ou de magricela? E se você visse alguém falando mal de outra pessoa, dizendo “Ah, ele é assim. Faz tudo errado mesmo.”?

Hoje nós vamos conversar sobre uma virtude que algumas pessoas acham muito difícil colocar em prática: a virtude do Respeito.

Você sabe por que é difícil, às vezes, praticar essa virtude? Porque respeitar os outros significa tratar as pessoas com consideração, tratá-las como pessoas dignas e importantes. E o problema é que no nosso mundo de hoje as pessoas acham que é legal ficar fazendo o contrário disso. As pessoas acham engraçado fazer coisas que diminuem as outras pessoas. Porque quando uma pessoa trata a outra com descaso e desrespeito, ela sente como se isso fizesse dela alguém mais legal, mais importante.

Não é estranho pensar que alguém só consiga se sentir importante se tratar as pessoas com desprezo e desrespeito? E não é estranho que algumas pessoas pensem que isso é bonito?

Mas quando olhamos para a Bíblia, o que Deus nos ensina é não tentar se sentir superior aos outros (você se lembra do versículo que fala sobre isso?), pelo contrário, Ele nos diz: “Tratai a todos com honra, amai os irmãos, temei a Deus, honrai o rei.” I Pedro 2.17

Tratar com honra é tratar com respeito, lembrando que cada pessoa, não importa quem seja, também foi criada à imagem de Deus. Nossas palavras e ações demonstram o quanto consideramos essa pessoa importante. Se você levanta a voz para brigar com seus pais, se você bate a porta ou sai andando quando falam com você, se você diz “meu irmão é um burro, não sabe nada”, se você fala mal de um colega, você está agindo com desrespeito e precisa pedir que Deus te ajude a mudar isso.

Por isso o desafio de hoje será, durante todo o dia, prestar atenção em cada atitude – o modo como você fala e as ações que você pratica – e buscar fazer isso de modo que trate a todos que encontrar hoje com respeito e honra.

E então, você aceita o desafio de colocar em prática hoje a Virtude do Respeito?

. . . . . . .

Já tem o Material do Estudo das Virtudes? Aproveite para acompanhar o Desafio com as histórias e atividades do material. Ainda não tem? 
Veja aqui como adquirir

Os Cartões das Virtudes são um recurso muito bom para trabalhar o significado de cada virtude com as crianças por meio dos versos.
Você pode adquirir os cartões para impressão aqui (caso tenha o Estudo das Virtudes eles já vêm como presente).

Aproveitamos o momento para incentivar o estudo sobre como nossas práticas moldam o caráter das crianças. Conheça o nosso curso A Educação do Caráter da Criança

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s