#Dia 12: Virtude do Autocontrole

Boa dia, gente!

Estamos no 12° dia do nosso desafio e hoje vamos falar sobre a virtude do Autocontrole, que os antigos chamavam também de Temperança e que a Bíblia denomina, em alguns textos, como o domínio próprio.

No texto bíblico que colocamos para hoje, o escritor diz que o homem sem domínio próprio é como a cidade sem muros. Ao explicar este texto para as crianças é bom mostrar como as cidades, antigamente, eram cercadas por muros muito altos e largos, para evitar que os inimigos invadissem e roubassem ou tomassem a cidade. Assim, a pessoa que nunca aprende a controlar a si mesma, vive indefesa e pode ser derrotada e ter muitos problemas.

E tudo o que nós mais queremos é formar o caráter de nossas crianças para que sejam fortes e capazes de lidar com os problemas da vida, não sendo derrotados por eles, não é?

Que Deus abençoe seu empenho na Virtude do Dia.

. . . . . . .

VIRTUDE DO AUTOCONTROLE

Você conhece aquela brincadeira “Meu mestre mandou”? É uma brincadeira antiga onde uma criança é o mestre e as outras fazem o que ela diz, como pular em uma perna só ou andar de costas. Mas hoje vamos fazer uma brincadeira diferente. Você será o seu próprio mestre. Será que você consegue?

Vamos ver, será que consegue dizer ao seu braço para se levantar? E se você disser às suas mãos para ficarem paradinhas na mesa? E se disser aos seus olhos para fechar e abrir?

Acho que você conseguiu ser o mestre do seu próprio corpo, não foi? Isso é algo realmente maravilhoso! Saber que Deus nos criou capazes de controlarmos a nós mesmos naquilo que é necessário. É claro que existe aquilo que nós não controlamos, como as batidas do nosso coração. Mas essa parte e tantas outras que mantém nosso organismo funcionando direitinho, nós não precisamos controlar porque Deus mesmo é quem cuida.

Quando conseguimos controlar a nós mesmos nós estamos praticando a Virtude do Autocontrole.

Às vezes parece que é fácil ser o mestre de si mesmo. Mas se você pensar bem, sempre existem algumas áreas em que fazer isso é um desafio. Algumas pessoas têm dificuldade em controlar seu desejo de falar a todo momento. Ou de correr e se mexer em todo momento. Elas sabem que existe a hora certa para falar e se exercitar, e a hora de ficar em silêncio e aquietar. Mas para elas exercer esse autocontrole é um desafio.

Outras vezes pode ser difícil controlar emoções como a raiva, que pode levar alguém a querer gritar ou bater no outro. Ou a tristeza, que pode levar alguém a querer chorar sem parar. Algumas pessoas têm dificuldade em controlar a si mesmo em atitudes que sabem não fazer bem, como comer demais, por exemplo, comprar algo sem necessidade, ou mesmo desligar o celular.

Mas por mais difícil que seja, é muito importante aprendermos a dominar a nós mesmos. A Bíblia nos diz: “Como cidade derribada, que não tem muros, assim é o homem que não tem domínio próprio”. Provérbios 25.28

Por isso o desafio de hoje será, durante todo o dia, buscar controlar a si mesmo – suas atitudes, pensamentos e palavras – para fazer o que é certo.

Você acha que consegue dominar a si mesmo hoje? Vamos colocar a Virtude do Autocontrole em ação?

. . . . . . .

Já tem o Material do Estudo das Virtudes? Aproveite para acompanhar o Desafio com as histórias e atividades do material. Ainda não tem? 
Veja aqui como adquirir

Os Cartões das Virtudes são um recurso muito bom para trabalhar o significado de cada virtude com as crianças por meio dos versos.
Você pode adquirir os cartões para impressão aqui (caso tenha o Estudo das Virtudes eles já vêm como presente).

Aproveitamos o momento para incentivar o estudo sobre como nossas práticas moldam o caráter das crianças. Conheça o nosso curso A Educação do Caráter da Criança

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s