#Dia 11: Virtude da Bondade

Bom dia, gente!!

Hoje é o 11º dia do nosso desafio! Estamos na reta final e logo completaremos as 16 virtudes do nosso Programa Valores e Virtudes!

Como tem sido para vocês esse tempo? Manter a constância em um projeto mais longo é sempre um desafio, não é?

Hoje vamos conversar sobre uma virtude que nos faz pensar muito, especialmente quando paramos para olhar para nossos pensamentos e desejos do coração. A virtude da Bondade.

Na aula que trata dessa virtude no curso A educação do caráter nós conversamos sobre a diferença entre bondade e benignidade, mas aqui no texto para as crianças tratei de forma mais geral para facilitar a conversa com elas, tá?

Que o Senhor abençoe seu empenho hoje.

. . . . . . .

VIRTUDE DA BONDADE

Você se considera uma pessoa bondosa? O que você acha que é ser bondoso?

Hoje nós vamos conversar sobre essa palavrinha tão simples, mas que pode mostrar muito sobre o nosso coração: a virtude da Bondade.

Muitas vezes, ao pensar em bondade, imaginamos uma pessoa que cuida dos outros, é sempre paciente, ajuda a quem precisa… E a bondade fala sobre isso também. Mas você se lembra que algumas virtudes começam especialmente em nosso coração? Pois a bondade é uma delas.

Imagine que uma senhora está carregando uma sacola de compras muito pesada. A menina bondosa vê isso e imediatamente diz: “Posso ajudar a senhora a carregar?” Mas antes de agir com bondade, ajudando a senhora, o coração dessa menina já estava preparado para desejar o bem das pessoas. Então, por querer ver todos bem, ela se dispõe a ajudar.

Uma pessoa que não é bondosa, muitas vezes tem um problema de egoísmo ou de maldade em seu coração. Ela não se importa com o que os outros estão passando. Então se vê alguém precisando de ajuda ela pensa: “Isso não é problema meu”. Alguma vezes, a pessoa maldosa pode até agir de forma a fazer mal para os outros. Empurrar para alguém cair, falar coisas que sabe que irritam ou magoam, ou mesmo ficar falando mal de alguém para outras pessoas.

Às vezes nós podemos achar fácil ser bondosos com alguém que nos trata bem. Mas se alguém nosso coração pode desejar que essa pessoa receba o mal. Mas veja só o que Deus nos ensina, em sua Palavra: “Evitai que alguém retribua a outrem mal por mal; pelo contrário, segui sempre o bem entre vós e para com todos.” 1 Tessalonicenses 5.15

Por isso o desafio de hoje será, mais uma vez, observar seu coração. Se em algum momento você perceber que está pensando mal de alguém, peça a Deus que te ajude a ser bondoso e pensar, desejar e agir pelo bem das pessoas. E que tal um desafio extra? Vamos procurar hoje uma oportunidade de fazer algo bom por alguém?

E então? Você está pronto para colocar a Virtude da Bondade em ação?

. . . . . . .

Já tem o Material do Estudo das Virtudes? Aproveite para acompanhar o Desafio com as histórias e atividades do material. Ainda não tem? 
Veja aqui como adquirir

Os Cartões das Virtudes são um recurso muito bom para trabalhar o significado de cada virtude com as crianças por meio dos versos.
Você pode adquirir os cartões para impressão aqui (caso tenha o Estudo das Virtudes eles já vêm como presente).

Aproveitamos o momento para incentivar o estudo sobre como nossas práticas moldam o caráter das crianças. Conheça o nosso curso A Educação do Caráter da Criança

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s