#Dia 10: Virtude do Perdão

Bom dia, gente!

Hoje é o 10º dia do nosso Desafio Virtude do Dia e hoje vamos conversar sobre uma virtude que muitas pessoas consideram difícil: a Virtude do Perdão.

Nunca me esqueço do dia em que fui fazer o primeiro treinamento na escola que aceitou aplicar o Programa Valores e Virtudes no formato piloto. Quando apresentei cada virtude que usaríamos, uma das professoras me disse: “Acho que vamos precisar aplicar isso primeiro nas nossas vidas para poder ensinar às crianças. E já sei que para mim não vai ser fácil lidar com essa virtude do Perdão.”

Acho que para a maioria de nós, não é?

Que Deus abençoe para que seja um tempo de reflexões e boas conversas hoje!!

Lembramos você de nosso Canal do Telegram onde você tem você acesso a outros conteúdos que disponibilizamos exclusivamente por lá.

Que Deus abençoe seu empenho no desafio de hoje!

. . . . . . .

VIRTUDE DO PERDÃO

Pense no brinquedo que você mais gosta. Agora imagine que seu irmão, irmã ou amigo pegasse esse brinquedo e saísse correndo, e de repente o brinquedo escapasse caindo no chão e se quebrando todo. Como você se sentiria?

Hoje nós vamos conversar sobre uma virtude que é bem difícil de colocar em prática. A virtude do Perdão.

Quando imaginou a situação sobre o brinquedo sendo quebrado, você acha que sentiria raiva da pessoa que fez isso? Algumas pessoas ficariam muito, muito chateadas. Outras diriam: “Tudo bem, foi sem querer que ele fez isso.” Mas vou dizer a vocês uma coisa: em algum momento, todos nós enfrentaremos situações em que nos sentiremos ofendidos ou prejudicados. E às vezes nosso coração pode ficar muito dolorido.

Nessas horas fica muito difícil achar que não tem problema, porque seu pensamento é de que não é justo que alguém faça isso. Esse pensamento pode fazer com que você se sinta triste e com raiva, e até mesmo desejando que aconteça algo ruim com aquela pessoa para que ela sofra de alguma forma – que é o sentimento de vingança.

Mas veja que boa notícia: todos nós podemos, quando isso acontecer, nos livrar desses sentimentos e pensamentos ruins. Porque Deus nos criou com a capacidade de escolher nossos pensamentos, inclusive os pensamentos que geram a mágoa e a vingança. Nesses momentos você pode decidir não sentir raiva, mesmo que considere que foi errado o que a pessoa fez. Quando faz isso você está praticando a Virtude do Perdão.

Para alguns pode parecer quase impossível perdoar quem lhe fez mal, mas quando nos lembramos que todos os dias Deus nos perdoa por todas as nossas falhas e pecados, isso deixa nosso coração mais pronto a decidir perdoar. Na oração do Pai Nosso encontramos aquela frase que diz: “Perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores”. Mateus 6.11

Já pensou se Deus só nos perdoar na medida em que perdoamos a quem nos faz mal?

O desafio de hoje é observar seu coração em todos os momentos, para perceber como você se sente quando alguém age de modo errado com você. Nesse momento, peça a Deus para te ajudar a não alimentar a raiva nem a mágoa, mas decidir ficar bem e deixar que Ele cuide de todas as coisas.

Você acha que será fácil? Vamos então, colocar em prática a Virtude do perdão?

. . . . . . .

Já tem o Material do Estudo das Virtudes? Aproveite para acompanhar o Desafio com as histórias e atividades do material. Ainda não tem? 
Veja aqui como adquirir

Os Cartões das Virtudes são um recurso muito bom para trabalhar o significado de cada virtude com as crianças por meio dos versos.
Você pode adquirir os cartões para impressão aqui (caso tenha o Estudo das Virtudes eles já vêm como presente).

Aproveitamos o momento para incentivar o estudo sobre como nossas práticas moldam o caráter das crianças. Conheça o nosso curso A Educação do Caráter da Criança

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s