#Dia 1: Virtude da Fortaleza

Bom dia, gente! Preparados para começar nosso Desafio?

Pois bem! Como vocês já viram no título, nosso desafio hoje é colocar em prática a virtude da Fortaleza.

Quem já nos acompanha aqui há algum tempo sabe que essa é uma das virtudes que mais gosto por ser uma das que mais tenho aprendido a viver.

Aliás, recentemente descobri outros níveis de Fortaleza (falarei mais sobre isso no áudio que enviarei mais tarde aqui).

Então vamos lá.

Para o desafio de hoje, sugiro que vocês não contem logo para as crianças qual será a virtude do dia, mas deixem que elas descubram. Um desafio extra sempre anima, não é?

Quando descobrirem, leia para a família o pequeno texto abaixo e conversem sobre como colocar em prática no dia de hoje essa virtude.

Que Deus abençoe seu empenho no desafio de hoje!

. . . . . . .

VIRTUDE DA FORTALEZA

Você é uma pessoa forte? Se hoje um gigante aparecesse querendo destruir sua casa, será que você lutaria contra ele? Ou sairia correndo para esconder-se, de tanto medo?

Muitas pessoas pensam que ser forte é conseguir carregar algo muito pesado. Bem, isso também é ser forte. Mas a verdade é que a força de uma pessoa não começa no seu braço. Ela começa no seu coração.

Existem muitas situações nessa vida que podem parecer tão difíceis quanto enfrentar um gigante. São aqueles momentos em que você pensa: “Isso é muito, muito difícil. Eu não aguento mais. Eu não vou conseguir.”

E muitas vezes são problemas difíceis mesmo. Às vezes aprender a tocar violão pode ser muito difícil. Ou fazer uma lição. Também pode ser difícil esperar com paciência enquanto o que queremos não chega. Mas quando você cultiva em seu coração a virtude da Fortaleza, nos momentos de adversidade você respira fundo e diz: “Eu sei que posso ser forte; e se for forte eu sei que vou conseguir”. E quando menos espera você percebe que realmente conseguiu!

E quer saber um segredo? Quando você decide enfrentar algo que está difícil, você aprende como agir naquela situação. E da próxima vez não vai ser mais tão difícil como era antes. É assim que vamos nos tornando cada vez mais fortes e preparados para cumprir a missão que Deus tem para nós no mundo. E o melhor de tudo é saber que quando temos medo ou queremos desistir, nós podemos pedir a ajuda Dele, porque Ele sempre está ao nosso lado, como estava com Josué quando lhe disse:
“Não to mandei eu? Sê forte e corajoso. Não temas, nem te espantes, porque o Senhor teu Deus é contigo por onde quer que andares”. Josué 1:9

E então, vamos ao desafio de hoje para praticar a virtude da Fortaleza?

O desafio é este: cada vez que encontrar algo difícil você vai dizer: “Eu sei que eu posso ser forte. Eu sei que, com a ajuda de Deus, eu posso conseguir fazer isso. Não vou desistir”.

Em que momentos você acha que será mais desafiador para você ser forte hoje?

Você aceita o desafio de ser forte quando algo estiver difícil?

. . . . . . .

Já tem o Material do Estudo das Virtudes? Aproveite para acompanhar o Desafio com as histórias e atividades do material. Ainda não tem? 
Veja aqui como adquirir

Os Cartões das Virtudes são um recurso muito bom para trabalhar o significado de cada virtude com as crianças por meio dos versos.
Você pode adquirir os cartões para impressão aqui (caso tenha o Estudo das Virtudes eles já vêm como presente).

Aproveitamos o momento para incentivar o estudo sobre como nossas práticas moldam o caráter das crianças. Conheça o nosso curso A Educação do Caráter da Criança

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s