Curso: “Autodidatismo e estratégias de ensino” – como ensinar uma criança a estudar sozinha?

O Curso “Autodidatismo e Estratégias e Ensino” foi criado para ajudar as famílias que percebem a necessidade de ensinar seus filhos a estudar sozinhos, de modo que não fiquem dependentes de ter sempre um professor ou tutor ao seu lado, mas possam aprender tudo o que for preciso por meio dos livros, técnicas de estudo e outros meios de aprendizado.

O objetivo deste curso é mostrar o passo a passo para trabalhar a autonomia da criança nos estudos, verificando todas as possíveis dificuldades que a impedem de desenvolver-se intelectualmente e apresentando as estratégias para que você consiga ser um bom professor e preparar a criança para ser um autodidata – um dos objetivo da verdadeira educação.

Inscrições Abertas a partir do dia 05/08/2020

O curso oferece:

  • 17 aulas de cerca de 30 minutos cada, no formato de videoaula
  • Áudio de cada aula em formato MP3
  • Resumo das aulas em PDF para download
  • 3 aulas extras como bônus
  • Certificado de conclusão como curso livre com 8 horas de duração
  • Acesso garantido à plataforma do curso por 2 anos

Aulas deste curso:

Aula 1 – Princípios básicos para a tutoria e ensino da criança
Aula 2 – Organização pessoal do aluno: material
Aula 3 – Organização pessoal do aluno: tempo
Aula 4 – Habilidades cognitivas: memória
Aula 5 – Habilidades cognitivas: atenção e concentração
Aula 6 – Outras habilidades cognitivas importantes para a autonomia
Aula 7 – Aspectos fisiológicos que influenciam no desempenho da criança
Aula 8 – Como o ambiente de estudos influencia o desempenho da criança
Aula 9 – A proficiência leitora e o autodidatismo
Aula 10 – As habilidades de escrita e o autodidatismo
Aula 11 – Estratégias de estudo: pesquisa prévia e estudo diário
Aula 12 – Estratégias de estudo: mapa mental
Aula 13 – Estratégias de estudo: elaboração de resumo
Aula 14 – Estratégias de estudo: elaboração de questionário
Aula 15 – Estratégias de estudo: a linha do tempo
Aula 16 – Considerações sobre as estratégias de estudo adequadas
Aula 17 – Formação intelectual: autodidatismo e a arte de estudar

Aulas Extras:

1 – A questão da motivação para os estudos
2 – Como preparar uma avaliação eficiente
3 – Professores e pais sobrecarregados: aliviando a bagagem
4 – Como se sentir confiante e passar segurança ao ensinar

Investimento:

R$ 377,00 à vista
ou até 12x de 37,70 no cartão*

Próxima turma:
Nossa próxima turma deste curso terá início no dia 20/08/2020. Caso tenha interesse em receber informações sobre as aberturas de vagas para o curso, inscreva-se em nossa lista de emails clicando aqui, ou em nosso canal de avisos do Telegram clicando aqui.

Qualquer dúvida entre em contato conosco pelo contato@educarcomsapiencia.com

Por que ensinar a criança a estudar sozinha?

O que você faria se visse uma criança chorando dizendo que não aguenta mais aquela lição porque a professora passou algo difícil demais?

Nunca esqueço aquele dia quando, na reunião de pais para entrega das notas no último bimestre do ano, uma mãe me disse: “Prô, é culpa minha que ele tenha tirado essa nota, porque esse bimestre não pude estudar com ele para as provas”. Eu disse: “Não é sua culpa. Eu passei o ano todo ensinando a eles como estudar e ele sabe fazer isso. A responsabilidade por essa nota é toda dele mesmo”.

Uma das maiores tristezas que já vivi na minha vida de professora, foi a de lidar com um mundo que espera que as crianças se saiam bem nos estudos sem que precisem se esforçar para isso. Professores, pais, direção, coordenadores, tia da cantina… Todos sofrem e se angustiam quando uma criança tira notas baixas – menos o aluno. São poucos os pais que ainda trazem em sua mente aquele princípio antigo “seu dever é estudar e tirar boas notas; faça isso”. Eu lembro que meus pais viviam nos dizendo que nosso trabalho era o estudo. “Vocês têm suas tarefas para ajudar na limpeza da casa, mas a responsabilidade de vocês na vida por enquanto é estudar e fazer isso bem feito.”

O problema é que desde que o mundo aderiu a essa educação sentimental, onde o importante é a criança ser feliz e “aprender brincando”, qualquer professor ou pai que exija esforço das crianças é visto como “exigente demais”. Se a criança chora dizendo que não está conseguindo e que não aguenta mais uma lição, o bom professor conversa e explica que tudo que é bom nessa vida exige trabalho e vai ser difícil, mas que ela deve continuar e ser persistente porque é assim que conseguimos superar os desafios. 

Agora… Uma questão eu preciso colocar aqui em defesa das crianças: reclama-se muito de que é preciso que a criança se saia bem nos estudos – e por “se sair bem nos estudos” entenda-se: tirar boas notas. Mas na verdade poucas pessoas – tanto pais quanto profissionais da educação – estão de fato preocupados em ensinar às crianças como podem estudar sozinhas. Os alunos, de forma geral, passam toda a vida escolar dependendo de alguém que lhes explique os assuntos e sente ao seu lado para que consigam fazer as lições. 

A esmagadora maioria dos estudantes que passaram mais de doze anos estudando, chegam aos bancos da faculdade ainda dependentes de professores para explicar até os textos mais simples. Professores universitários enfrentam o drama de tentar formar pesquisadores quando seus alunos mal sabem interpretar um texto ou escrever uma composição textual coerente. A verdade é que, se colocar na ponta do lápis os gastos com professores de reforço, cursinhos e outras estratégias emergenciais, economizaríamos muito dinheiro se investíssemos em ensinar, de fato, os alunos a estudar. 

A arte de ensinar vai muito além de saber dar uma boa aula. Embora isso seja fundamental, é preciso que quem ensina saiba, antes de tudo, tornar o aluno alguém independente ao longo dos anos – não no sentido moral, que tanto se apregoa hoje, mas no sentido intelectual e acadêmico mesmo. 

Neste curso abordaremos os fundamentos práticos para quem quer ensinar bem – tanto para saber como ser um bom professor, como para saber como ensinar o aluno a estudar sozinho e se tornar um autodidata.

Inscrições abertas a partir do dia 05/08/2020.

Caso tenha interesse em receber informações sobre as aberturas de vagas para o curso, inscreva-se em nossa lista de emails clicando aqui, ou em nosso canal de avisos do Telegram clicando aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s