A importância da Beleza na Educação

Descobrir a importância do Belo na Educação foi algo que me surpreendeu demais! Desde o início.

Na verdade meus primeiros passos no assunto aconteceram no ano de 2011, quando por conta de estudos no L’Abri comecei a compreender a importância da Beleza na vida – desde tornar belos os nossos espaços, nossa casa, nosso dia a dia, até trabalhar para resgatar a importância de treinar o olhar para admirar e contemplar a beleza nas construções antigas, nas obras de arte…

Entender tudo isso foi libertador para mim. Sempre amei a beleza das coisas, mas amava com aquela sensação de culpa por me preocupar com algo que era supérfluo. Nesse sentido, compreender a importância da beleza até mesmo na cosmovisão cristã me trouxe aquele misto de alegria e alívio por saber que não estava errada em amar a beleza.

Eu me lembro que eu achava que arte não era para mim, porque minha ideia de arte era o que eu tinha estudado na escola (releituras de Tarsila do Amaral que eu achava sinceramente um negócio feio e sem sentido).

Foi quando comecei a descobrir que o nome disso era Arte Moderna, e que na verdade havia séculos e séculos de outro tipo de arte antes dessa. E que eu não era obrigada a achar nada disso bonito ou admirável.

Para muitos pode parecer óbvio tudo isso, mas para mim foi de fato libertador. Foi quando comecei a me interessar por História da Arte e o papel da Beleza na formação humana.

Como falo bastante sobre isso no Curso Ensinar a Estudar, algumas pessoas têm me perguntado sobre como aprofundar sua formação nessa área.

Estava pensando agora que poderia fazer um minicurso sobre essa questão de como ensinar a criança a apreciar a Beleza por meio das nossas atividades de ensino. Se vocês tiverem interesse escrevam aqui nos comentários para incluirmos na nossa grade de cursos da Academia Educar com Sapiência. 🙂

Enquanto isso, quero deixar aqui algumas indicações de material para quem quer estudar o assunto.

Bom, em 2012 eu dei uma palestra sobre esse tema no encontro anual da AECEP (Associação de Escolas de Educação por Princípios). O conteúdo da palestra está em formato de texto aqui no blog mesmo:

A valorização da beleza na Educação Cristã

Tem também alguns textinhos onde comento um pouco sobre isso aqui no blog. É só dar uma olhada aqui:

Arte e Beleza na Educação

Já comentei muitas vezes e indico sempre o documentário do Roger Scruton: Why beauty matters? (Por que a beleza importa?) É profundamente esclarecedor!

Um texto que também acho muito rico sobre esse assunto é a carta escrita em 1999 pelo Papa João Paulo II aos artistas. Tenho em um livro, mas creio que também seja possível encontrar na internet.

Para quem gostaria de indicação de livros, vou colocar aqui aqui alguns que já li sobre o assunto e que me ensinaram bastante. Alguns ainda não temos em Português. Vou deixar meus links para a Amazon.

Beleza

Roger Scruton

Editora É Realizações


A arte e a Bíblia

Francis Schaeffer

Editora Ultimato

A arte moderna e a morte de uma cultura

Hans Rookmaaker

Editora Ultimato

Only the Lover Sings

Josef Piper
Eidtora Ignatius

Art in Action
Nicholas
Wolterstorff

Grand Rapids

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s