O que fazer nas férias?

O que fazer nas férias? Continuar os estudos? Parar tudo? Manter a rotina?


Algumas pessoas me perguntaram sobre isso e pensei em gravar um vídeo para comentar algumas estratégias para as férias. Ainda não consegui fazer isso, mas quero deixar aqui 5 DICAS SOBRE AS FÉRIAS (e no final uma notícia ótima para quem já está por aqui há algum tempo):

1º – Pensando em crianças que frequentam a escola, o legal é que esse é um período em que a maior parte das crianças estarão de férias, o que torna um tempo muito bom para passeios no parque, noites do pijama, tarde da pipoca e outras atividades diferentes com primos e amigos, e, claro, para desfrutar de preciosos momentos em família!

2º – Quer seja férias da escola ou do homeschool, manter alguma rotina sempre é importante. Eu sei que a tentação é pensar: férias é hora de esquecer tudo, dormir até meio dia, almoçar às 4 da tarde e ir dormir às duas da manhã (sim, muuuita gente entra nesse ritmo). Mas ir para um extremo assim faz com que o retorno depois seja muito mais difícil, além de que a criança fica com a sensação de que férias é sinônimo de vida sem regras, quando na verdade é um descanso do tempo de estudos, não da vida.

3º – Quanto aos estudos em si, eu penso que depende de cada caso. Uma criança que esteja atrasada nos estudos precisa de algum descanso sim, talvez na primeira semana, mas as semanas seguintes são um período ótimo para “correr atrás do prejuízo”. O período de férias é um tempo ótimo para decorar a tabuada toda (que pode até ser algo divertido), treinos de leitura e outras atividades do estilo. Já se a criança está indo super bem nos estudos, nada melhor do que curtir o tempo de férias, talvez mantendo apenas leituras, passeios culturais e outras atividades que a família tem mais oportunidade de fazer nas férias do que no período de aulas.

4º – Existem muitas atividades legais e que contribuem para o desenvolvimento da criança. Os famosos quebra-cabeças, como esse da foto, são excelentes para estimular habilidades como o raciocínio lógico, percepção visual, e planejamento estratégico, entre outros.

5º – A leitura em voz alta continua sendo uma atividade excelente para se desfrutar em família, sendo que nas férias os momentos podem ser mais longos, com mais tempo para as ideias criativas que surgem a partir da história como receitas, trabalhos artísticos e pesquisas sobre lugares e pessoas.

E a notícia?
Pois sim! Preparei um cupom especial para quem já é cliente do Programa Valores e Virtudes (nossos clientes “sapientes”, rs). Enviei hoje por email. Corram lá para aproveitar.

(Se não encontrar o email, dê uma olhadinha na caixa de spam ou de promoções. Qualquer coisa é só me escrever por email que envio novamente – contato@educarcomsapiencia.com). 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s