Estudo das Virtudes - Pinóquio

As Aventuras de Pinóquio” é um romance escrito pelo italiano Carlo Collodi em Florença no ano de 1881 e publicado dois anos depois com ilustrações de Enrico Mazzanti.

Nível de leitura: linguagem fácil e dinâmica, capítulos curtos.
Idade que mais se identifica: crianças a partir de 3 ou 4 anos, com leitura expressiva
Virtudes enfatizadas: Autocontrole, Prudência e Integridade
Ótimo para: trabalhar com as crianças (e em nós mesmos) a importância de controlar nossos impulsos para agir conforme o que é certo, não conforme a nossa vontade, como fazia o Pinóquio.

Embora Pinóquio seja uma personagem muito conhecida tanto por adultos quanto por crianças, no Brasil, de forma geral, a história que se tornou popular foi aquela lançada pelos estúdios Disney em 1940, em forma de animação, que foi apenas baseada na história original. Nesse filme o enredo da história de Pinóquio foi bastante alterado, amenizando os aspectos mais fortes do clássico escrito por Carlo Collodi, muito mais antigo.

O mais impressionante dessa história é a luta do pequeno boneco de madeira contra as falhas do seu caráter. Desobediente, teimoso e impulsivo, vemos capítulo após capítulo a forma como ele sofre as consequências por suas atitudes erradas, até finalmente conseguir se tornar um menino.

É uma ótima história para ajudarmos as crianças a perceber como precisamos evitar as atitudes como aquelas do Pinóquio e exercer o autocontrole para vivermos de forma plena fazendo aquilo que é certo e bom.

Atenção: os Guias de Leitura e Estudo das Virtudes não acompanham o livro clássico, que deve ser adquirido separadamente. Abaixo você encontra a versão indicada pelo Educar com Sapiência.

Pinóquio

Pinóquio

Pinóquio, de Carlo Collodi

– Guia de leitura e estudo das virtudes,
– Material do Professor com 34 lições em PDF e 81 páginas,
– Material em PDF para registro do aluno nível 1: (62 páginas) e nível 2 (80 páginas).

por apenas: R$ 84,50

Clique abaixo e conheça toda a linha de materiais do Programa Valores e Virtudes

Clique abaixo e conheça toda a linha de materiais do Programa Valores e Virtudes

Imagens: Pixabay – Domínio Público – Acervo Próprio