Yuri, o menino cristão na Rússia soviética.

Yuri e o segredo da valiseGente!! Estava aqui preparando uma lista com indicações de bons livros de ficção que contam histórias vividas por cristãos (uma ideia que me veio à mente quando a Lilian Paizam me perguntou a respeito de obras indicadas para a biblioteca que eles estão montando na igreja).

Pois bem. Acontece que enquanto eu pensava, me lembrei dessa série antiga da Editora Betânia. As histórias de Yuri foram escritas por Myrna Grant e contam os dramas que ele, seus amigos e família viviam para sobreviver como cristãos na Rússia soviética. É da mesma autora o livro que conta a história real de Ivan, um soldado cristão que foi torturado por sua fé e foi morto pelas autoridades do governo comunista em 1972, aos 20 anos. Alguém já leu?

Agora vejam… Essas histórias me marcaram MUITO quando eu era criança e estava pensando agora que talvez a leitura desses livros tenha sido um dos fatores que me impediu de, mais tarde, no Ensino Médio, ser convencida de que o comunismo poderia ser uma coisa boa.

Porque quando você lê um livro, sua imaginação te leva para lá e você vive quase tudo junto com aqueles personagens. E como alguém poderia “ver de perto” tudo aquilo e mais tarde acreditar que tudo isso de socialismo e comunismo poderiam ser uma boa ideia?

É por isso – e por outros exemplos – que eu realmente concordo com aqueles que afirmam que as histórias que você ouve e lê desde cedo são o que moldam, em grande parte, a forma como você enxergará o mundo e a vida. E creio que nutrir a imaginação das crianças com as boas histórias poderá fazer, por elas, muito mais do que somente os ensinos de “faça isso, não faça aquilo” (ressaltando que de forma alguma desprezo o ensino; só creio que as histórias são o que o tornam ‘vivo’ em nossos corações).

Infelizmente esses livros não são mais publicados e só podem ser encontrados nos sebos. Eu mesma gostaria de ter essa série, mas não tenho nenhum.

Mas existem outros livros e outras histórias… Voltemos a elas! E permitamos que as crianças e adolescentes as conheçam e tenham as grandes verdades impressa em seus corações!!

3 comentários em “Yuri, o menino cristão na Rússia soviética.

  1. Que primor essa indicação, Katerine!! Concordo com todo o meu coração que as histórias tem um grande poder na formação do nosso caráter, e te agradeço pelas dicas preciosa que tem compartilhado em tuas redes sociais, pois estou pesquisando e indo atrás de uma por uma.
    Deus te abençoe neste caminho de compartilhar do conhecimento rico que possui! ❤
    Obs: estou só por "virar" o mês do meu cartão para iniciar o curso "Ensinar a estudar"(hehehe), pois assisti aos vídeos, e aquele tipo de aluno que citaste, que só decora para ir bem nas provas, assim fui eu. É muito triste que vemos as crianças, literalmente, perdendo tempo na escola, pois o ensino em si está muito pobre. Raríssimas exceções de professores fazem um esforço a mais, e este mesmo está limitado, pois, como disseste, está na família o maior dever de ensinar a gostar de estudar, valorizar o estudo e o aprendizado com o coração. Quero muito aprender para poder ensinar meus filhos. Nos vemos lá!

    Curtir

  2. Nooossaaaa! Como eu procurei por esses livros nos últimos anos! Falei deles para minhas filhas. Eu lia um atrás do outro, havia na biblioteca da minha escola. Eu amava!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s