O livro que deu início ao curso…

20180102_101309Encontrar esse livro foi como encontrar um tesouro!

Naquela época eu já andava às voltas com a questão: “Por que nós, professores, não ensinamos aos alunos COMO estudar?” Por isso me entusiasmei tanto quando encontrei esse pequeno guia com orientações básicas para quem quer se organizar nos estudos. Decidi então algumas das ideias para desenvolver um programa e ensinar meus alunos a estudar.

Com o tempo, porém, comecei a perceber que o projeto esbarrava em um grave problema: grande parte dos alunos tinha sérias dificuldades com leitura; liam devagar e com erros, ou não entendiam o que liam – o que os impedia de estudar sozinhos.

Uma segunda questão passou a me incomodar: “Por que nós, professores, nos empenhamos tanto na fase de decodificar letras e palavra (conhecida como alfabetização), mas não trabalhamos as demais etapas até que sejam leitores maduros?” Passei a pesquisar mais sobre a formação leitora e fiquei assombrada com a quanto havia para ensinar e não era feito (o que explica os baixíssimos níveis de fluência leitora em nosso país). Foi quando decidi investir na formação leitora das crianças, especialmente a fluência leitora.

Surgiu então o terceiro problema: percebi que a maior parte das crianças tinha dificuldades em algo que antecedia até mesmo o aprendizado da leitura. Uma criança, por exemplo, que desiste facilmente diante das dificuldades, não conseguia aprender a ler melhor ou estudar melhor, justamente porque todo aprendizado implica em transpor uma dificuldade, um desafio, um pequeno sofrimento. E elas desistiam. Comecei a trabalhar, tanto em sala de aula quanto na tutoria particular, a tentar ajudá-los a desenvolver essas questões de caráter e a formação das virtudes necessárias. Foi quando eu percebi que havia chegado ao limite do que a escola ou o professor podem fazer. E foi quando entendi que tudo o que eu estava fazendo teria resultados muito maiores se fosse ensinado pelos pais em casa. E foi assim que nasceu o curso Ensinar a Estudar.

E é por isso que os módulos do curso seguem essa ordem:

1 – Formando o caráter de um verdadeiro estudante;

2 – A formação leitora completa; e

3 – As estratégias para ensinar a estudar.

Nossa primeira turma online começará agora no dia 4 de fevereiro e caminharemos juntos por todo o ano com aulas semanais e estratégias práticas para serem aplicadas a cada aula, tendo como objetivo final a formação de tutores – pessoas que não apenas sabem ensinar, mas também reconhecer as áreas que podem estar causando dificuldades para que a criança ou adolescente desenvolva sua autonomia na leitura e nos estudos.

Para mais informações sobre o curso, é só clicar aqui. 😊📚✏

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s