Livros para Leitura em Voz Alta

De vez em quando alguém me pergunta sobre bons livros para as crianças. Na verdade eu não conheço muitos livros. Embora tenha lido bastante quando era criança e adolescente, apenas recentemente comecei a ler – e reler – com um olhar mais voltado para as questões que considero importantes.

Há quem considere que o importante é que a criança aprenda a amar os livros, não importa qual. De minha parte penso que o importante não é amar os livros, mas amar os bons livros e todo o tesouro que eles contêm.  Como tudo na vida, a sabedoria está em aprender a amar as coisas certas. Na segunda parte do ebook “Leitura em voz alta” eu expliquei  os critérios que eu uso para avaliar um livro (padrão de linguagem, conteúdo/ mensagem transmitida, ilustrações e beleza da história), porque creio que essa base permite que você vá além da lista de livros indicados.

Mas para quem gostaria de dicas mais diretas para a hora das compras, vou falar aqui sobre alguns livros que eu considero muito bons para o momento da leitura em voz alta. Algumas indicações estão lá no ebook também. (Os que estão em azul são livros que usaremos nas próximas edições do Programa Valores e Virtudes, caso você já queira se programar).

Livros ilustrados

  • As aventuras de Pedro Coelho – Beatrix Potter: Sou apaixonada por esse livro!Pedro Coelho É daqueles que só de olhar eu já fico feliz. São quatro histórias diferentes: A história de Pedro Coelho, A história do coelhinho Benjamin, A história dos coelhinhos felpudos e A história do Sr. Raposão, todas ricamente ilustrados pela própria autora. Não é sem razão que os livros de Beatrix Potter tenham causado impacto sobre a imaginação e vida do autor das Crônicas de Nárnia, C.S. Lewis, que a cita em seu livro “Surpreendido pela alegria”. Minha edição é da Companhia das Letrinhas, creio que a única que temos atualmente no Brasil. Espero que em breve a coleção completa seja publicada.

 

  • O mágico de Oz e outras histórias encantadas para crianças: Embora prefira os textos integrais, gostei muito das ilustrações desta adaptação (as ilustrações de dentro, porque não gostei muito da capa). São quatro histórias clássicas que têO mágico de Ozm meninas como protagonistas (o que não quer dizer que sej20170812_134602-e1511473561610.jpgam histórias só para meninas): O mágico de Oz, A princesinha, O jardim secreto e Heidi. Editado pela Quarto Publishing, é uma boa opção para os momentos de leitura para as crianças pequenas.

 

  • Robin Hood e outras histórias de aventuras para crianças: No mesmo estilo, robinesta edição apresenta adaptação de quatro histórias clássicas, desta vez com homens como protagonistas: Robin Hood, As aventuras de Tom Sawyer, Robinson Crusoé e Vinte mil léguas submarinas. Igualmente, pela beleza das ilustrações, creio tratar-se de um livro interessante para as crianças pequenas.

 

  • A última canção de Bilbo – J.R.R. Tolkien: Uma excelente forma de introduzir as Aultimacançãobilbocpcrianças pequenas – ou não tão pequenas assim – ao mundo do pequeno Hobbit <3. Os belos versos, combinados às ilustrações cheias de detalhes e cores produzidas pela talentosa Pauline Baynes, encantam as crianças e são especialmente emocionantes para aqueles que já leram a história do Hobbit. No Brasil, é editado pela Martins Fontes.

 

Livros Clássicos:

  • O vento nos salgueiros – Kenneth Grahame: Um livro belíssimo que conta ao vento nos salgueiros história de quatro amigos: o Rato, o Toupeira, o Texugo e o Sapo. Cada um possui uma personalidade marcante e o enredo fala muito sobre amizade, preferências, vida no campo e vida na cidade. Tudo de forma muito suave e poética. A edição que eu tenho é com tradução de Ivan Angelo, publicado pela Editora Moderna, selo Salamandra. Por usar animais cativa a atenção das crianças pequenas, enquanto seu conteúdo fala muito ao coração dos adultos também.

 

  • Coração – Edmondo de Amicis: Um dos livros mais bonitos que já li. Trata-se do 20170503_120748diário de Enrico, um menino italiano que retrata os acontecimentos do dia a dia, especialmente com relação aos amigos de escola. As narrativas, porém, mostram tudo pela perspectiva dos mais nobres sentimentos que envolvem a vida humana, inspirando valores como coragem, honra, amor à pátria e respeito à dignidade humana. A tradução de Nilson Moulin, na publicação da Cosac Naify, é excelente. Pode ser bem entendido por crianças de 8 ou 9 anos. Infelizmente esta edição está esgotada. Só pode ser encontrado em sebos ou livrarias que trabalhem com livros usados.

 

  • As aventuras de Pinóquio – Carlo Collodi: Para quem conheceu a história de PinóquioPinóquio por meio das adaptações ou filmes de animação, este livro é uma imensa surpresa. A história do autor italiano apresenta detalhes e situações bem diferentes das adaptações cinematográficas e impressiona pelos dilemas vividos pelo boneco de madeira em sua luta consigo mesmo ao longo de sua jornada para se tornar um menino. Sua leitura é muito fácil e atrativa para crianças a partir dos 3 ou 4 anos. Gosto da edição da L&PM Pocket, com tradução de Carolina Cimenti e algumas ilustrações originais de Attilio Mussino.

 

  • A princesa e o Goblin – George MacDonald: O livro conta a história de Irene, uma princesa que vivia em uma casa afastada do reino, próximo à mina onde ela viveráA princesa e o Goblin grandes aventuras. É uma história que mostra como uma menina pode ser corajosa e ao mesmo tempo gentil e educada. Seu amigo Curdie também demonstra inteligência e bravura, além de outros valores que se destacam no transcorrer da história. George MacDonald influenciou outros autores como C. S. Lewis, Mark Twain e Lewis Carroll. Foi publicado pela Landy Editora, com tradução de Keila Litvak, mas sua edição está esgotada. Só pode ser encontrado em sebos e livrarias que trabalhem com livros usados.

 

  • Uma casa na floresta – Laura Ingalls Wilder: Já ouvi falar faz uns bons anos sobre essa autora, mas só esse ano fui ler. A escritora americana produziu a série de livros Little House, onde conta, sob a forma de história, os acontecimentos do dia auma casa na floresta dia de sua família em meados do século XIX. Estas histórias deram origem a uma série de televisão que no Brasil é conhecida como “Os pioneiros”. Este é o primeiro dos livros e é realmente difícil não se encantar com os detalhes que mostram um estilo de vida tão rústico e ao mesmo tempo tão saudável e feliz. No Brasil esta série foi lançada pela Editora Record numa edição (atualmente esgotada). Os livros estão sendo reeditados em uma versão mais simples, mas por enquanto apenas os três primeiros estão disponíveis. Tem algumas ilustrações bem simples de Maurício Veneza e tradução de Joana Faro.

 

  • O jovem fazendeiro – Laura Ingalls Wilder: Embora “Uma casa na floresta” seja o
  • Teenager with milk mais comentado, esse foi, dentre os dois, o que eu mais gostei. O segundo livro da série conta a história da família do pequeno Almanzo, que quando adulto se tornaria o esposo de Laura Ingalls. Assim como o primeiro, narra com detalhes vívidos a rotina que eles viviam e como obtinham seu sustento das plantações e criações de animais. Impressionante perceber como o trabalho realmente fazia parte da vida, e também a disposição com que todos da família se envolviam nas atividades diárias da fazenda e da casa. A tradução é de Constantino Paleólogo. Os dois primeiros livros da série podem ser compreendidos por crianças a partir dos três ou quatro anos.

 

  • O Hobbit – J.R.R. Tolkien: Embora o tamanho do livro impressione um pouco, esteDaniel Pereira é também um ótimo livro para leitura em voz alta. Com um enredo cheio de aventuras e emoções, a história do Hobbit é também uma narrativa sobre coragem, amizade, honra e sacrifício, além da constante presença da Providência. Algumas passagens são muito marcantes e produzem impressões profundas no coração. No Brasil é editado pela Martins Fontes com tradução de Lenita Maria Rímoli Esteves. O livro pode ser melhor compreendido por crianças a partir dos sete ou oito anos.

 

  • O mágico de Oz – L. Frank Baum: Embora no Brasil esta seja a história mais conhecida, “O mágico de Oz” foi apenas o primeiro de uma série de 12 livros queo mágico de oz1 fizeram grande sucesso entre as crianças na época em que foram escritos, e assim continuam. Uma questão curiosa é que, apesar da explicação do autor no prefácio do livro, quanto à sua intenção de não escrever uma obra que tivesse ensino moral e fosse apenas divertida, este livro na verdade apresenta personagens com muitas virtudes como coragem, bondade, trabalho e humildade. A narrativa leve e dinâmica atrai a atenção e facilita a compreensão mesmo dos pequenos de três ou quatro anos. Minha edição é da Zahar, com tradução de Sergio Flaksman e ilustrações originais de W.W. Denslow.

 

  • Robinson Crusoé – Daniel Defoe: Meu amigo Leonardo Galdino indicou muito esse livro e eu não sei por que demorei tanto para começar! Um dos primeiros livros robinson crusoéescritos sob a forma de romance – uma narrativa mais longa e complexa do que o conto –, a história do jovem marinheiro que viveu sozinho em uma ilha vai muito além de uma série de aventuras. Este é um livro com uma narrativa bastante introspectiva e as reflexões da personagem sobre seu comportamento, pensamentos e crenças são muito marcantes. Me impressiona que esta obra não esteja entre as leituras básicas do currículo escolar. Por ser um estilo um pouco mais denso, será melhor compreendida pelas crianças maiores, talvez já aos onze ou doze anos. Minha edição é da Penguin Companhia com tradução de Sergio Flaksman e apresenta notas de rodapé bastante esclarecedoras.

 

  • Heidi: a menina dos Alpes – Johanna Spyri: A linda história de uma menina órfã de cinco anos que foi deixada para viver com seu avô, um senhor que todosHeidi 1Heidi 2conheciam como rancoroso e que vivia isolado em sua cabana nos Alpes. Uma narrativa leve, mas muito bonita, e que fala sobre gratidão, fé e a alegria dos relacionamentos entre amigos e família. As descrições dos lugares são arrebatadoras e capazes de levar qualquer um a se imaginar ali sentado apreciando a natureza na companhia da menina. A edição da Autêntica está dividida em dois volumes com tradução de Karina Janini e tem algumas ilustrações em preto e branco de Jessie Willcox Smith. É uma graça. Crianças de quatro ou cinco anos já conseguem entender a história.

 

  • As Crônicas de Nárnia – C.S. Lewis – Estes acho que dispensam comentários (emboranarnia eu desconfie que o número de pessoas que têm o livro seja bem maior do que o de pessoas que de fato o leram). Algumas crônicas, especialmente O sobrinho do mago e O leão, a feiticeira e o guarda-roupa, eu já li incontáveis vezes, especialmente por usar muito em sala de aula. E o fascinante é que eu nunca me canso, nunca acho que já li demais. Amo ver como crianças e adolescentes se envolvem com a história e sonham um dia poder visitar as terras de Nárnia!rs Enfim… Esses livros (esse da foto é o volume único, mas são sete diferentes livros) são um tesouro!

 

  • Livros de Jane Austen – Inicialmente não tinha colocado, mas pensando naqueles jane austenque já tem um vocabulário mais desenvolvido, recomendo vivamente! Jane Austen acabou ficando marcada como uma escritora “para meninas”, mas eu realmente acredito que a leitura de Orgulho e Preconceito ou Razão e Sensibilidade pode acrescentar muito a toda gente! São histórias escritas com humor – geralmente irônico – e cheias de inteligência. Mas, mais que isso, ajudam a compreender a vida e os relacionamentos de forma muito mais profunda e bela do que as narrativas sentimentalistas de nossa época. Minha edição é da Martin Claret.

 

Livros que já vi outras pessoas recomendando muito:

Embora muitos outros sejam comentados, vou colocar aqui alguns livros que, embora não tenha lido ainda, são indicações que recebi de pessoas em cuja avaliação eu confio.

  • Os meninos da rua Paulo – Ferenc Molnár. Minha amiga Robs Moura tem me falado os meninos da rua paulomuito desse livro que eu peguei emprestado para começar logo a ler. O autor é húngaro (nunca tinha lido um livro de um autor húngaro!). Ainda estou no início mas ela já me disse que a história é linda e que lembrou muito desse livro enquanto lia o que eu escrevi sobre os livros que conseguem traduzir em palavras a beleza da vida. A edição que estou lendo é da Cosac Naify, com tradução de Paulo Rónai.

 

  • Um urso chamado Paddington – Michael Bond. Esse é outro sobre o qual já ouvi falar bastante. Um dos favoritos da literatura infantil inglesa, está na minha lista para logo mais. Eu sei que temos, em português,paddington também “Os segredos de Paddington”. Em inglês a série é enorme. Contei aqui trinta diferentes livros, embora não tenha certeza de quantos são no total.

 

  • Livros do Roald Dahl. O Leonardo Galdino também já me falou muito sobre esses livros e eu estou com a impressão de que quando ler vou me Matildaroald dahlsperguntar por que demorei tanto. Para quem, como eu, não conhecia pelo nome, Roald Dahl é o autor das histórias que se transformaram em filmes célebres como “A fantástica fábrica de chocolate”, “Matilda” e, recentemente, “O bom gigante amigo”.

 

  • Momo e o Senhor do Tempo/ A história sem fim – Michael Ende – Estes dois livrosa história sem fimmomo estavam na lista de leituras que o meu amigo William Campos da Cruz indicou para os meus alunos quando eles o entrevistaram. E dentre todos os indicados, estes foram os que mais me surpreenderam, porque ele falou com muito entusiasmo sobre ambos e eu não tinha sequer ouvido falar.

 

Outra indicação que fiz no ebook foi o blog “Regando a Imaginação”, da Teresa Magacho. Ela era ainda menina quando começou a resenhar os livros que lia, de forma que hoje é possível encontrar mais de cento e cinquenta livros (em sua maior parte, clássicos) e conhecer melhor antes de se aventurar na leitura.

Bom, não coloquei aqui as indicações de coletâneas nem de poemas, mas acho que já dá para se inspirar bastante…rs

Se vocês conhecem outros imperdíveis, podem indicar aqui nos comentários que eu vou atrás.

Boas leituras!! =)

 

3 comentários em “Livros para Leitura em Voz Alta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s