Educação do Caráter

Sabemos que a educar não se trata simplesmente de um trabalho com a finalidade de formar mentes brilhantes. Cada vez mais as famílias, professores e pensadores envolvidos com a educação têm se preocupado em buscar uma abordagem que não se limite a trabalhar para que o aluno seja aprovado em vestibulares e concursos públicos e tenha uma carreira de sucesso, mas em prepará-lo para a vida.

Enquanto assistimos, impressionados, à decadência moral da sociedade em que vivemos e presenciamos o fim trágico protagonizado por homens e mulheres que não foram capazes de lidar com os problemas, tomar decisões prudentes ou simplesmente assumir suas responsabilidades e tratar aos demais com a dignidade que lhes é devida, percebemos que os diplomas pendurados na parede ou a quantia que uma pessoa possui em sua conta bancária não farão qualquer diferença quando ela estiver frente a uma situação que exija virtudes como a coragem, integridade, compaixão ou autocontrole.

A “Educação do Caráter” é um termo que sintetiza o trabalho que tem sido feito para oferecer recursos àqueles que desejam investir de forma intencional na formação do caráter das crianças e adolescentes. A “Educação do Caráter” baseia-se no princípio antigo de que o fim último da educação deve ser a aquisição das virtudes necessárias para o pleno desenvolvimento humano, e não apenas o desenvolvimento cognitivo. A ideia de que não basta formar pessoas inteligentes; é preciso educar para que sejam sábias.

O Programa Valores e Virtudes foi estruturado tendo essas ideias como base. Por isso, além de trabalhar a parte mais técnica da formação de leitores, o programa também inclui o estudo das virtudes nas histórias e livros clássicos. Gosto muito de tudo que diz respeito à formação leitora das crianças e adolescentes, mas confesso que perceber quanto eles compreendem e refletem sobre cada virtude é uma das minhas partes favoritas do programa.

Para saber mais sobre nossa próxima edição do Valores e Virtudes clique aqui.

Caso tenha interesse no tema sobre Educação do Caráter, creio que gostará de saber que o primeiro módulo do curso “Ensinar a Estudar” vai tratar só sobre essas questões. Você já pode ler mais sobre o curso no link acima, ou deixar registrado seu interesse aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s