O que eu ando fazendo da vida

Muita gente, quando me encontra, pergunta: mas o que você está fazendo agora?

Desde que eu saí de São Paulo todo mundo fica um pouco confuso sobre o que eu faço da vida quando não sou professora. Então parei um instante aqui para contar o que eu estou fazendo agora:

  • Nesse momento, estou trabalhando na palestra sobre o Dualismo na vida do cristão universitário que vou apresentar junto com a Bruna no “Fé na Facul” no próximo sábado.
  • Estou pesquisando e estudando sobre a questão de Identidade de Gênero e suas implicações para a educação das crianças, porque dia 10 de junho vou falar sobre isso em uma igreja. Na verdade esse é um tema importantíssimo, mas eu nunca tinha estudado tanto sobre o assunto. Então em março, no treinamento que fiz com os professores da SIBO – Segunda Igreja Batista de Osasco -, mencionei algumas questões sobre isso e um pastor que estava lá acompanhando os professores da sua igreja, me pediu para falar sobre isso para os professores. Então vamos lá.
  • Estou produzindo o material do “Valores e Virtudes”, um programa de formação de leitores que o pessoal da Escola Municipal Manacá está aplicando. Essa é uma das coisas mais trabalhosas e bonitas que já fiz na vida! Atualmente meu trabalho maior é preparar as lições para cada um dos cinco livros clássicos que nós usamos, mas logo mais preciso voltar a preparar outros materiais e estratégias para acompanhar o trabalho que os professores estão realizando.
  • Estou terminando o livro para Estudo das Virtudes, que foi a primeira etapa do trabalho com as virtudes, e foi feito com contos clássicos – irmãos Grimm, Andersen, e outros. Estou gostando demais da conta de ver ficando pronto e não vejo a hora de terminar. Se der tudo certo vou poder disponibilizar para a venda. =)
  • Estou trabalhando para a Editora Batista Regular na produção de materiais para professores de Escola Bíblica Dominical. Faço isso desde 2012 e gosto muitíssimo, porque enquanto escrevo aprendo muito, não apenas sobre a Bíblia, mas sobre quem Deus é e quem eu sou diante Dele.
  • Também trabalho para o Instituto Renovo, oferecendo consultoria e treinamento para as escolas que adquirem o material do SIRE – Sistema Renovo de Ensino. Acho o máximo conhecer professores e gestores de tantos cantos do país e saber que posso ajudar de alguma forma – e como a maior parte desses encontros são realizados via Skype, posso trabalhar daqui mesmo. Além disso também começamos agora a trabalhar em um projeto diferente – na verdade um baita desafio – e no momento eu faço parte da equipe que está produzindo o material para os professores.
  • Por conta de tudo isso, dei uma pausa nas providências para colocar o curso Ensinar a Estudar no formato online, mas não desisti dele. Aliás, continuo trabalhando nisso mentalmente, rs, porque cada vez que eu vejo algum material sobre questões que influenciam o desempenho acadêmico eu paro para estudar; além disso continuo pesquisando para tentar encontrar o melhor jeito de disponibilizar as aulas em formato de vídeo. Estou com umas ideias muito legais, por falar nisso. Se der certo, todo mundo vai ficar feliz.
  • Continuo, de vez em quando, fazendo treinamentos específicos para professores, especialmente nas igrejas que querem investir no crescimento da qualidade de ensino. Quando saí de São Paulo meu plano era investir mais nisso, produzindo um material que os professores pudessem usar, mas ainda não deu tempo, porque cada tema e palestra exigem muuuito tempo de estudo e preparo. Por enquanto são só as atividades que eu já tinha organizado. Coloquei os temas e formatos aqui.
  • Aos sábados estou fazendo um projeto de reforço escolar com um grupo de adolescentes, com foco na fluência de leitura, compreensão dos textos e desenvolvimento do raciocínio lógico, usando o material que fiz para o “Valores e Virtudes”. Aqui estamos trabalhando com “O leão, a feiticeira e o guarda-roupa”, de C.S. Lewis. Não tenho palavras para descrever como tem sido trabalhar nisso. É impressionante a vontade que eles têm de aprender a ler bem. Que diferença faz saber que alguém se dispõe a ensinar! (Quando não estou aqui é meu pai quem dá a aula e isso é muito legal também, porque ele já achou virtudes e vícios no texto que eu mesma não tinha percebido enquanto preparava o material =). Aos domingos também dou aula para os adolescentes na EBD, e às quartas comecei a ensinar uma voluntária que quer aprender a dar aula para as crianças.

Então é isso. Se estou feliz? Sim, estou! A vida aqui é muito mais calma e simples, e estar perto dos meus pais é muito bom! Se estou rica? Não, não estou. A maior parte disso não tem retorno financeiro – pelo menos por enquanto. Se é muita coisa? Sim, não parece, mas é. Escrever implica estudar e pesquisar muito e tudo isso dá muito mais trabalho do que se imagina. Possivelmente algumas coisas saiam dessa lista nas próximas semanas, porque embora eu ame trabalhar com tudo isso, na verdade também sei que não fomos chamados apenas para o trabalho, mas também para o silêncio, para os relacionamentos, para cuidar do jardim… – e não adianta reclamar da correria se vivemos fazendo escolhas que nos colocam num ritmo insano de vida, não é? Mas a verdade é que eu já descobri que não adianta muito ficar chorando pelos problemas do país e do mundo se não fazemos nada para mudar isso, ainda que seja muito pequeno o que podemos fazer.

Quando Gandalf conversava com Frodo contando os problemas que haveriam de vir, agora que a Sombra tomava forma e voltava crescer sobre a terra, Frodo diz: “Gostaria que isso não tivesse acontecido na minha época.”  “Eu também – disse Gandalf – Como todos os que vivem nestes tempos. Mas a decisão não é nossa. Tudo o que temos que decidir é o que fazer com o tempo que nos é dado.”  – Ah, as histórias…

Bom, vou voltar a escrever com mais frequência por aqui. Não vou postar todas as vezes no Facebook, então quem quiser acompanhar pode seguir o blog ou visitar de vez em quando. E bora trabalhar e usar com sabedoria o tempo que nos é dado.  =)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s