Queridos pais e mães:

Por favor, coloquem seus filhos para ajudar na limpeza da casa!
Ouvir crianças de 9, 10 anos dizendo que não fazem nada em casa “Deus me livre” é uma tristeza, mas ouvir crianças dizendo que “minha mãe é que tem que fazer” é muito mais.

Gente, não se trata só de preparar as crianças para o caso de um dia precisar fazer. Se trata de ensinar a criança a ter um coração bom. Se trata de ensinar que ela não está aqui para ser servida por todo mundo (tem crianças que realmente acham que todos ao seu redor estão ali para servi-los e isso é muito triste!). Se trata de ensinar a valorizar o trabalho de quem limpa, se colocar no lugar do outro, aprender que é responsável por seu próprio espaço…

Crianças dessa idade já podem muito bem passar a escovinha no vaso sanitário, limpar a pia do banheiro, secar e guardar louça (na minha opinião podem lavar, inclusive), varrer a casa, dobrar a roupa lavada, tirar pó, tirar o lixo… Tanta coisa!

Não dá para fazer tudo? Não tem problema. Faz uma tabelinha, como minha mãe fazia, e cada dia um da casa é responsável por uma tarefa. Se você quer proteger seu filho, eu entendo. Mas deixa eu dizer uma coisa: mais do que ser protegidas do “sofrimento” de limpar um banheiro, as crianças precisam ser protegidas do egoísmo e de tudo o que pode corromper seu próprio coração. Se você espera que um belo dia seu filho vá acordar, já adolescente, ou adulto, e dizer: bem, chega de ser servido. Agora eu vou ser humilde, trabalhador e bom, lamento dizer: não vai.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s