O ofício do ensino

Já perdi as contas de quantas vezes assisti a esse vídeo dos mestres da cerâmica e não me canso nunca! Sempre me encanto com gente que é muito boa naquilo que faz.

Ultimamente tenho pensando muito no estudo como uma arte a ser aprendida. Imagino como seria se a sala de aula e os lares fossem parecidos com uma oficina dessas. Um lugar onde os aprendizes são ensinados a treinar as habilidades necessárias, desenvolver as técnicas, usar as ferramentas com destreza, trabalhar com paciência, perseverança e alegria de admirar um trabalho bem feito…

E penso nos pais e professores como esses mestres. Alguém que faz um cálculo, lê ou escreve um texto com tamanha habilidade e beleza, que os alunos e filhos perguntem: “Como você consegue fazer isso tão bem?” E ele responda: “Ah, é que eu trabalhei muito nisso. Deixa eu te mostrar como se faz.”

Uma pessoa que não apenas diz aos aprendizes as coisas que eles precisam saber, mas que literalmente ensina as técnicas e os inspira a desejarem serem tão habilidoso quanto ele é e produzir obras de arte tão belas quanto aquelas que ele faz – ou mais.

Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=xDmBtNrC5Lc1

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s