Escola, hospitalidade e beleza

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Por que gastar tanto tempo arrumando a sala de aula no início do ano?

Porque a sala de aula é uma casa também. O professor é um anfitrião do conhecimento e preparar o ambiente onde os alunos serão recebidos é parte da hospitalidade, parte da demonstração do cuidado e amor que envolvem a tarefa de ensinar. Ali é o lugar onde as crianças e eu passaremos uma boa parte dos nossos dias, compartilhando descobertas, viajando a lugares desconhecidos e aprendendo a viver. Ali precisa ser um lugar bonito e onde eles sintam prazer em estar.

Não se trata apenas de uma decoração pedagógica – que, em excesso, acabam por causar poluição visual ao ambiente -, mas de pequenos detalhes que embelezam a vida e nosso pequeno espaço no mundo, como ensinou Edith Schaeffer (alguns trechinhos lindos logo abaixo).

Embelezar a vida também é parte da ação cristã no mundo e é nossa missão nutrir, no coração das crianças, o amor por aquilo que é nobre e belo, ensinando-os a aspirar pela beleza do Criador .

Basta um passeio para perceber a riqueza de detalhes dos tecidos bordados que cobriam o Tabernáculo, as taças de ouro do candelabro com de flor de avelã, os detalhes da arca… Tudo feito por artesãos especialmente capacitados pelo Senhor para essa obra. Caminhe depois pelo Templo de Salomão e admire-se com a grandeza do Deus a quem aquela obra foi feita.

Enquanto o mundo se torna um lugar cada vez mais feio, mais sujo, mais árido e cinza, que nossos alunos sejam recebidos em ambientes que, em silêncio, preparem seus corações para receber o que as palavras dirão.

Um pequeno vaso com flores, os livros bem arrumados, uma pintura clássica e o som de uma das obras de Bach são alguns detalhes que, sempre que eu posso, fazem parte do ambiente onde os meus alunos são recebidos diariamente. Talvez eles nem saibam, mas certamente sentirão.

***
“Um cristão que reconhece ter sido criado à imagem do Deus Criador e é, portanto, destinado a ser criativo em um nível finito, deveria certamente ter maior compreensão de sua responsabilidade em tratar a criação de Deus com sensibilidade e deveria desenvolver seus talentos e fazer alguma coisa para embelezar seu pequeno espaço na face da Terra (…)
Há uma terrível frustração que cresce em intensidade e nocividade enquanto o tempo passa, quando pessoas estão sempre sonhando com o tipo de lugar onde eles gostariam de viver, sem nunca embelezar o lugar onde eles vivem com qualquer coisa artisticamente satisfatória a eles.” Edith Schaeffer, The Hidden Art of Homemaking.

Katarine Jordão

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s